6/7/2012 - Ribeirão Preto - SP

Reestruturado, Horto Municipal é entregue à população

da acessoria de imprensa da prefeitura de Ribeirão Preto

Importante indutor para a educação ambiental e plantio de diversas espécies indicadas para arborização no município, o Horto Municipal foi entregue à população nesta quinta-feira, dia 5, após passar por uma ampla reestruturação. No espaço foram construídos um centro administrativo do Viveiro de Mudas, em um prédio de aproximadamente 80 metros com sanitários, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, copa, almoxarifado, recepção, varanda e área de convívio, e implantação de fibra ótica, que garante melhor acesso à internet.

Foram realizados também o calçamento, cercamento de todo o entorno, instalado portão de acesso, portal de identificação, sistema de monitoramento e segurança, além de seis câmeras de vigilância. “Além de garantir melhorias estruturais e no projeto de arborização da cidade esta iniciativa proporcionará aos funcionários melhores condições de trabalho e atendimento a população”, enfatizou a prefeita Dárcy Vera, destacando que a obra contou com parceria da Perplan Construtora, conforme termo de compensação ambiental.

“Se trata de mais uma realização no segmento ambiental no município. Este é o resultado da solidariedade e cooperação das parcerias firmadas junto a iniciativa privada, do trabalho de toda a equipe do Horto, que participou ativamente desta melhoria, mas também ao entendimento desta administração, quanto os benefícios desta obra”,ressaltou Mariel Silvestre, secretária do Meio Ambiente, lembrando que as mudas formadas no viveiro, além de serem doadas aos munícipes, também são destinadas aos plantios realizados pela Secretaria do Meio Ambiente como parte do Programa “Vamos Arborizar Ribeirão Preto.

Participaram da inauguração da nova sede, autoridades, vereadores, representantes da Perplan Construtora e funcionários.

Sobre o Parque Ecológico e Botânico ‘Ângelo Rinaldi’ - O Parque abriga o Horto Florestal Municipal e está instalado em uma área de 182 mil m², na zona Oeste da cidade. 90 mil metros são destinados exclusivamente à produção de mudas, que são disponibilizadas gratuitamente à população com orientação técnica. No extenso viveiro do Horto, dezenas de espécies se misturam, formando um cenário verde dos mais variados tons. Entre árvores nativas, ornamentais e frutíferas são mais de cem espécies diferentes, além das plantas ornamentais, destinadas a praças, parques e jardins públicos e ao fornecimento a interessados.

Com capacidade atual de produção de mudas para arborização urbana e reflorestamento ciliar de aproximadamente 120.000 mudas/ano o Horto Municipal permite ao público acesso a um espaço reservado dentro do “Viveiro de Mudas”, onde pode escolher a árvore ideal para sua calçada. O Parque Ecológico Angelo Rinaldi é uma das principais ferramentas do programa “Vamos Arborizar Ribeirão Preto”, que compreende a rearborização e revitalização das áreas verdes públicas, a implantação das áreas de preservação permanente e o inventário arbóreo da cidade, que orienta o planejamento, a produção e a preservação da arborização viária do município.