29/5/2012 - Ribeirão Preto - SP

Projeto Social leva alunos à 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Na tarde desta segunda-feira, dia 28 de maio, 20 alunos do Projeto Social Formare - Leão Engenharia visitaram a exposição “Conhecimento: Custódia e Acesso”, nos Estúdios Kaiser de Cinema, que integra a programação da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. O grupo de alunos, de 16 a 18 anos, faz parte do projeto Formare, apoiado pela Empresa Leão Engenharia, que desenvolve, por meio da ação voluntária, a potencialidade de jovens de populações de baixa renda para integrá-los à sociedade como cidadãos e profissionais.

“A oportunidade de vivência com novos ambientes é emocionante. Percebemos o entusiasmo destes jovens, que provavelmente não teriam a oportunidade de participar desta experiência cultural”, destaca a coordenadora do projeto e assistente social, Silvia Maria Barbosa, lembrando que os jovens que integram o projeto passaram por processo seletivo e devem permanecer pelo período de um ano.

Conhecimento: Custódia e Acesso - A ideia da exposição – que anteriormente podia ser vista no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo – é que as bibliotecas devem ser entendidas como instrumentos de organização e gestão de conhecimento e comportamento, além de esclarecer o papel das bibliotecas nestes ambientes modernos, modificados pela ampliação da informação.

A exposição está dividida em segmentos que tratarão sobre: patrimônio do conhecimento humano preservado nas bibliotecas, sob aspectos tecnológicos e sociais assumidos em diferentes momentos da história; formação de bibliotecas e universidades, tendo a USP e seu sistema de biblioteca como exemplo; tecnologias de informação e comunicação e o impacto que geram sobre o acesso e a produção de conhecimento. Todos os espaços foram planejados em conformidade com os padrões internacionais de acessibilidade.