18/7/2012 - Ribeirão Preto - SP

Professores municipais apresentam projeto sobre RP em Simpósio Internacional de História

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O projeto educacional “Ribeirão Preto: do rural ao urbano – patrimônio cultural, história local, urbanização e transformações no espaço geográfico”, desenvolvido pelas coordenadorias de História e Geografia da Secretaria Municipal da Educação, foi apresentado na última segunda-feira, 16 de julho, no Simpósio Internacional de História Pública, na USP, em São Paulo.

O Simpósio está sendo promovido pelo Núcleo de Estudos em História da Cultura Intelectual (NEHCI-USP), da Universidade de São Paulo, e segue com programação até a próxima sexta-feira, 20 de julho.

A apresentação ocorreu dentro da sessão temática História e Patrimônio em Sala de Aula, da qual participaram representantes de outras cidades de São Paulo e Sergipe. “Ribeirão Preto: do rural ao urbano” é um projeto voltado a professores e alunos da rede municipal de ensino que trabalha questões relacionadas à história da cidade, patrimônio histórico e cultural, e transformação do espaço geográfico, descorrentes do desenvolvimento econômico do município.

O projeto teve início em 2010, a partir da necessidade de oferecer às escolas municipais material pedagógico sobre a história de Ribeirão Preto, retratando a realidade local desde o surgimento do vilarejo até os dias atuais, quando a cidade ocupa espaço de destaque no cenário nacional.

A apresentação no Simpósio foi realizada pelos idealizadores do projeto, os professores Almir de Paula e Silva, da coordenadoria de História, e Marilisa Ferrari, da coordenadoria de Geografia, para quem a participação foi uma oportunidade de divulgação e aprendizado.

“Tivemos a oportunidade de difundir o trabalho realizado nas escolas municipais e de também aprender com a apresentação de outros projetos semelhantes, discutindo sua implantação, ações, resultados. Uma experiência gratificante”, afirmaram os professores.

Dentro os principais objetivos elencados professores, o projeto destaca-se por oferecer às novas gerações a oportunidade de tornarem-se agentes do seu meio a partir do conhecimento do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico desde o final do século XIX até o século XXI, considerando que Ribeirão Preto, em tão pouco tempo de existência, sofreu rápidas e profundas transformações como consequência de uma dinâmica econômica, iniciada com a expansão cafeeira no estado de São Paulo.