4/1/2013 - Ribeirão Preto - SP

Procon-RP orienta usuários a planejar uma viagem

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O mês de janeiro é o período em que muitos pais aproveitam para tirar uns dias de descanso e levar os filhos para um passeio ou uma viagem. Para ajudar a evitar aborrecimentos em momentos que devem ser exclusivamente prazerosos, o Procon- RP orienta usuários a planejar as férias com dicas e informações para uma viagem sem transtornos.

A atenção ao planejar uma viagem pode evitar muitos problemas futuros. Temas como transportes rodoviários, extravio de bagagens, locação de veículos e venda de hospedagem em sites coletivos, são alguns dos assuntos apresentados no Guia que auxilia os futuros viajantes.

“A pesquisa de preços é vital. A oferta, por meio de anúncios e folhetos, deve conter informações claras e precisas referentes a viagem: valores cobrados nas partes aérea e terrestre, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação (quarto duplo, individual), traslados, refeições oferecidas, guias, número exato de dias, juros nos pagamentos a prazo e, por fim, despesas extras que ficarão por conta do consumidor”, declara Paulo Garde, coordenador do Procon RP.

Dicas: No caso de viagens internacionais, fique atento para as questões de câmbio de moeda, pois isso afeta decisivamente os gastos de maneira geral. Nas compras realizadas com cartão de crédito, a conversão será feita para pagamento em real na data de vencimento do fechamento da fatura. Vale, portanto, verificar a conveniência de optar por outras formas de pagamento como traveler check, por exemplo.

O contrato - No contrato (ou ficha roteiro de viagem) deve constar tudo o que foi acertado verbalmente e oferecido pela publicidade;

- As cláusulas que possam colocar o consumidor em desvantagem exigem maior atenção, sobretudo quanto à possibilidade de alterações nos hotéis, passeios, taxas extras; transportes e multa em caso de cancelamento;

- Guarde uma via datada e assinada, além de todos os prospectos, anúncios e folhetos publicitários, que integram o contrato;

- Fechado o negócio, a agência deve fornecer os vouchers (comprovantes de reserva de hotéis, traslados etc.), bem como recibos dos valores pagos, bilhetes, passagens com datas de saída e chegada;

- Informe-se sobre a necessidade de vistos, vacinas, autorização para viagens de menores, entre outros, providenciando-os antecipadamente. É importante ficar atento aos horários e chegar aos locais de saída dos grupos com antecedência. Não se esqueça de verificar os limites alfandegários para gastos no exterior.

Compras pela internet

- Dê preferência a sites registrados no Ministério do Turismo (www.cadastur.turismo.gov.br);

 - Ao contratar um pacote via internet, solicite receber uma confirmação de reserva por fax ou email;

- Imprima a programação do pacote, incluindo serviços oferecidos (traslado, passeios, hospedagem, etc.);

- No caso de passagens aéreas, consulte os preços com agentes de viagens, pois os sites nem sempre informam sobre combinações tarifárias.

De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, você pode desistir da compra 7 dias após a contratação, caso a mesma tenha sido feita fora do estabelecimento comercial (internet e telefone, por exemplo).

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas na sede do Procon-RP, localizado na Rua Duque de Caxias, 1.181, no Centro. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h. os telefones para contato são: 0800.77.29.198 , 3632 0041 e 3931 3332.