29/11/2012 - Ribeirão Preto - SP

Prefeitura lança pacote de segurança em Ribeirão Preto

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, lançou nesta quarta-feira, 28 de novembro, um pacote de segurança para Ribeirão Preto. Em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o pacote de deliberações visa prevenir e reduzir os índices de criminalidade na cidade.

Entre as ações está a adesão de Ribeirão Preto na Operação Atividade Delegada. Trata-se de um convênio firmado entre as prefeituras e a Secretaria da Segurança Pública, que permite aos policiais militares desempenharem suas funções, devidamente remunerados, nos dias de folgas. O convênio tem duração de três anos e pode ser prorrogado por mais cinco.

Para que Ribeirão Preto participe do programa, a prefeita Dárcy Vera está encaminhando um ofício à Secretaria de Segurança Pública manifestando o interesse da cidade na adesão. Em seguida, um projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal. “Estamos dando um passo muito importante para a redução da criminalidade em Ribeirão Preto. A Prefeitura tem todo o interesse em trabalhar conjuntamente com a Polícia Militar para reforçar o combate à violência na cidade”,afirma a prefeita Dárcy Vera.

Outra ação, anunciada pela prefeita, e que visa aumentar a segurança no município, é a instalação de cinco Bases Comunitárias de Segurança nas regiões dos bairros Paulo Gomes Romeo, Ribeirão Verde, Parque Tom Jobim, Jardim Aeroporto e região Leste. “A prefeitura vai buscar casas para alugar e montar as bases que contarão com Guardas Civis Municipais. As bases ficarão à disposição da Polícia Militar para que ocorra um trabalho conjunto entre município e estado”, explicou a prefeita.

Em ofício encaminhado ao governador Geraldo Alckmin, Dárcy Vera pede ainda o aumento do efetivo da Polícia Militar em Ribeirão Preto. Atualmente a cidade conta com 1.350 policiais, sendo que 350 estão no trabalho administrativo e outros 100 estão afastados. “A Polícia Militar está formando 960 soldados e quero pedir ao governador que envie mais policiais para Ribeirão Preto”, enfatizou.

Outro investimento da administração será a criação da Coordenadoria de Segurança Pública, que contará com uma estrutura enxuta, mas funcional, que fará o intercâmbio entre as polícias Militar, Civil e governos Estadual e Federal na busca de novos projetos que visam a segurança na cidade.

Ainda nesta quarta-feira, a Prefeitura, por intermédio da Transerp, entregou à Polícia Militar, 6 motocicletas, 12 capacetes e 12 conjuntos para a composição dosuniformes, cujo valor do investimento foi de, aproximadamente, R$ 196 mil. O repasse faz parte de convênio firmado com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, para que a Polícia Militar continue realizando as atividades de fiscalização e operação de trânsito para o Município, em conjunto com os Agentes Civis de Trânsito da Transerp.

A prefeita Dárcy Vera também anunciou a ampliação e a expansão do programa Olhos de Águia, (câmeras de monitoramento) nos bairros Vila Tibério, Campos Elíseos, Ipiranga e Jardim Paulista.

Para o coronel Antônio César Cardoso, comandante do CPI-3, Ribeirão Preto vive um momento histórico. “A função primordial da Polícia Militar é proteger as pessoas e com a Atividade Delegada vamos colocar mais policiais nas ruas. Ribeirão está de parabéns e todos nós ganhamos com essa parceria, porque a criminalidade será reduzida”.

Estiveram presentes na solenidade no Palácio Rio Branco, vereadores, o comando da Polícia Militar e secretários da Administração Municipal.