12/4/2018 - Ribeirão Preto - SP

Prefeito recebe visita do vice-cônsul honorário da Espanha

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto sediará nos dias 28 e 29 de junho a 2ª edição do “Hola Espanha”, no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping 

O vice-cônsul honorário da Espanha, Jacobo De Cal Y Alonso, esteve na tarde da última terça-feira, 10 de abril, com o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, para formalizar o convite para a 2ª edição do “Hola Espanha”. O evento é totalmente voltado para as áreas de turismo, educação, cultura, gastronomia e negócios e este ano terá foco regional nos 34 municípios da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

O prefeito Duarte Nogueira, que é presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMRP (reeleito recentemente), destacou a envergadura e importância de um evento regional para esses setores da economia.

O “Hola Espanha” reunirá empresários, agentes públicos e instituições, como o Banco Santander (o Brasil representa 30% do faturamento mundial do banco), e presidentes de grandes companhias espanholas interessadas em fechar negócios, bem como universidades de Ribeirão Preto, como USP e Unaerp, e o Instituto Cervantes, com 8 milhões de estudantes no Brasil, o que contribui com o intercâmbio educacional e cultural entre os dois países.

Jacobo De Cal confirmou a presença ilustre do embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Villalonga, para prestigiar o evento.

A prefeitura de Ribeirão Preto terá um estande no “Hola Espanha”, que na última edição reuniu 500 participantes. Este ano, a expectativa de público é bem maior.

Segundo Nogueira, o evento contará com o apoio do governo municipal. “Com a confirmação da vinda do embaixador espanhol, convidaremos o ministro de Estado de Relações Exteriores (Itamaraty), Aloysio Nunes Ferreira, para que visite a cidade no mês de junho, durante a realização do ‘Hola Espanha’”, afirmou.

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Assessoria de Relações Internacionais, tem agora um setor específico responsável pela interlocução com parceiros internacionais que queiram estreitar laços comerciais e investir na cidade.

“Notamos esta carência na Prefeitura logo quando chegamos, inclusive por alguns pedidos que a própria Acirp fazia para recebermos delegações. Não tínhamos nenhum interlocutor dentro da administração para este tipo de relacionamento. Então, criamos a Assessoria de Relações Internacionais”, ressaltou Nogueira.    

“O prefeito instituiu a Assessoria de Relações Internacionais e nós estamos trabalhando para promover Ribeirão Preto no exterior, junto aos consulados, para aproximar essa relação e abrir a cidade para o mundo, para o comércio internacional. Que haja troca de investimento, conhecimento, cultura e aproximação com os países de fora”, explica a assessora de Relações Internacionais, Ana Carolina Archiza.