22/3/2018 - Ribeirão Preto - SP

Prefeito recebe representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Para debater, ouvir reinvindicações e esclarecer ações da prefeitura voltada às mulheres o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, recebeu no salão Nobre na tarde desta quarta-feira, dia 21 de março, representantes do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher. Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Carlos Cezar Barbosa, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samanta Duarte Nogueira.

Na ocasiaõ, foram apresentadas reivindicações por parte do Conselho, voltadas às áreas da saúde, Educação e Assistência Social. Nogueira ouviu atentamente e esclareceu, todas as dúvidas existentes por parte dos membros, inclusive as ações já executadas pela administração.

O secretário de Assistência Social, Carlos Cezar Barbosa, falou sobre o atendimento do do Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher (NAEM), que tem sido reconhecido por vários promotores da cidade.

“Realizamos, mensalmente, o atendimento, em média, a 90 mulheres. o Núcleo de Atendimento à Mulher orienta vítimas de violência e as encaminham para delegacias especializadas. Realiza, também, atendimento psicossocial individual e em grupo, oferece visita domiciliar e orientação jurídica.

O prefeito se colocou à disposição do Conselho e solicitou ao secretário de Assistência Social que se torne o interlocutor entre o Conselho e a prefeitura. “O governo está sempre de portas abertas para ouvir os conselhos municipais. Estas discussões são importantes para ouvir os anseios da população”, finalizou Nogueira.

Sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM)

É um órgão deliberativo que tem por objetivo formular e propor diretrizes de ação governamental voltadas à promoção dos direitos das mulheres e atuar no controle social de políticas públicas de igualdade de gênero/raça que visem a eliminar a discriminação e violência contra a mulher, assegurando-lhe a plena participação nas atividades políticas, econômicas e sociais.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher orienta-se pelos princípios de igualdade e respeito à diversidade, de equidade, de autonomia das mulheres, de laicidade do Estado, de universalidade das políticas, de justiça social, de transparência dos atos públicos e de participação e controle social.