7/12/2017 - Ribeirão Preto - SP

Prefeito dá o pontapé inicial na abertura da 1ª Copa Brasil de Futsal Down

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto sedia primeira Copa exclusiva para atletas com Síndrome de Down; equipes de cincos Estados participam da competição.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, deu o pontapé inicial que abriu oficialmente  a 1ª Copa Brasil de Futsal Down, exclusiva para atletas com Síndrome de Down, na noite desta terça-feira, dia 5 de dezembro, na Cava do Bosque.

“É emocionante para nós, Ribeirão Preto poder sediar esse evento nacional. A vinda de vocês hoje aqui, é o significado de que essa cidade pertence a todos e ninguém irá ficar para trás, todos poderão desfrutar de tudo que a cidade puder oferecer de melhor, para o ribeirão-pretano e aos nossos convidados”, destacou Nogueira, em meio às equipes formadas por atletas representantes de cinco estados brasileiros (Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo), mais a equipe de Ribeirão Preto.

Realizada pela prefeitura de Ribeirão Preto, com o apoio das Secretarias Municipais de Esportes e da Educação, e do Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental Egydio Pedreschi, em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), a Copa acontecerá na Cava do Bosque, entre os dias 5 e 10 de dezembro.

A ideia da competição surgiu depois da realização de uma partida amistosa entre a equipe de Ribeirão Preto do Egydio Pedreschi contra a Seleção Brasileira de Futsal de Atletas com Síndrome de Down e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância dos esportes adaptados, da educação física inclusiva e contribuir para que Ribeirão Preto se torne uma cidade mais acessível e acolhedora a todos os seus moradores e visitantes.

“Eu não vou falar como secretária da Educação, eu quero falar como amiga de todos vocês dessa escola que iniciei minha carreira. Pra mim é uma questão de prazer, de alegria estar aqui hoje vendo esse evento acontecer, esses meninos envolvidos com o esporte, que é saúde e autonomia, somente coisas boas para esses alunos. E que eventos como esse no Brasil e que as pessoas portadoras de síndrome de down encontrem cada vez mais seu espaço no cenário nacional, na educação e esporte”, disse emocionada a secretária de Educação de Ribeirão Preto, Luciana Andrade Rodrigues, que há 26 anos começou a trabalhar na escola Egydio Pedreschi.

Para o secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, é um orgulho receber a 1ª Copa Brasil de Futsal Down no aniversário de 65 anos da Cava do Bosque.

“Estamos conscientizando a população sobre a importância que o esporte possui na inclusão da pessoa com deficiência física dentro da sociedade. Também não podemos esquecer que a prática esportiva é um extraordinário instrumento para a formação do caráter dos alunos”, afirma Ricardo.

“É um orgulho a presença do senhor aqui neste evento, senhor prefeito, isso mostra o comprometimento do poder público com o esporte paraolímpico. O nosso sonho para o esporte paraolímpico é levar vocês para a olimpíada de Paris em 2024 e é a partir de eventos como esse que vamos conseguir, porque mostram o verdadeiro potencial de todos vocês atletas”, frisou o vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), Edson Luiz Martucci.

Participam da competição, o Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental Egydio Pedreschi, representando a cidade sede de Ribeirão Preto, Instituto Life Down/CSA, representante de Alagoas; Paraesporte Campos, representante do Rio de Janeiro; Escola Juliano Varela, representante do Mato Grosso do Sul; Ardem, representante do Paraná; JR/Corinthians, representante de São Paulo; Aril Limeira, equipe convidada pelo ranqueamento de São Paulo; e Associação Paradesportiva Jr, equipe convidada de São Paulo.

A Copa servirá também de base para avaliação de atletas que irão formar a Seleção Brasileira de Futsal Down, que vai representar o Brasil durante o 2º Campeonato Mundial da modalidade, que acontecerá no mês de junho de 2019, também no Brasil.