17/12/2012 - Ribeirão Preto - SP

Prefeita empossa Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas em Ribeirão Preto

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, acompanhada do secretário municipal Layr Luchesi Junior e de outras autoridades, empossou na noite desta quinta-feira, dia 13 de dezembro, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, o Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas de Ribeirão Preto. O Conselho foi criado por lei em 2001, ficou inativo por seis anos e esta Administração reativou o serviço.

“O Conselho deverá traçar políticas de enfrentamentos e combate ao uso destas drogas”, declarou a prefeita Dárcy Vera. “Muitas famílias sofrem com esses dependentes, que precisam de atendimentos especiais para livrar-se das drogas. O conselho vai agir em favor destes indivíduos”, completou a prefeita.

O objetivo, ao reativar o Conselho, foi de adaptar seu funcionamento às mudanças da lei. O projeto contemplou as alterações propostas pela vereadora Gláucia Berenice e por um grupo de entidades envolvidas com a prevenção da dependência química.

Entre as atribuições previstas, o Conselho deverá desenvolver o Programa Municipal sobre Álcool e Drogas (PROMAD), propor a elaboração de convênios e parcerias, estimular programas de prevenção contra a disseminação do tráfico e uso de substâncias que causem dependência química, promover projetos de prevenção e combate ao uso de drogas entre crianças e adolescentes, articular com o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e outros órgãos do sistema estadual e nacional, entre outras.

São 20 conselheiros escolhidos entre os membros da OAB de Ribeirão Preto, Conselhos Regionais de Medicina e Psicologia, ONGs que atuam em programas de recuperação de usuários e apoio familiar, universidades, Associação Comercial e Industrial (ACI), Conselhos de Segurança Comunitária e Poder Público.