20/12/2012 - Ribeirão Preto - SP

População participa e aprova obras de revitalização do centro

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Unindo interlocutores da população e representantes da administração municipal, foram realizadas desde o início das obras de revitalização do centro, reuniões semanais pautadas em assuntos ligados ao processo que está mudando o panorama da região central. Nesta quarta-feira, dia 19, mais um encontro debateu assuntos como limpeza, trânsito, infraestrutura e segurança, principalmente no período natalino, quando o número de pessoas aumenta significativamente na região.

De acordo com Maria de Lourdes Ferrari, síndica do edifício JF Salles Puppo, localizado no calçadão, as reuniões contribuíram de maneira significativa para a organização e o andamento das obras. “Percebemos que sugestões e reivindicações feitas pela população e trazidas às reuniões contribuíram para que os procedimentos fossem tomados de acordo com a expectativa da população. A região central está mais organizada, segura e os moradores estão resgatando o bem estar de morar aqui”,destacou.

Durante vários meses as reuniões ganharam novos integrantes e abordaram temas diferentes acompanhando as fases da obra, conforme explica o secretário da Infraestrutura, Iussef Miguel Iun. “Por se tratar de uma obra grandiosa, as reuniões foram importantes, pois possibilitaram o debate e envolvimento direto de representantes de cada pasta. Desta maneira está sendo possível realizar cada etapa de maneira ágil, segura e confortável para a população”, afirmou o secretário.

Já o presidente da Amec - Associação dos Moradores, Empresários e Comerciantes do Centro-, Marcos Ferreira, elogiou a iniciativa. “A região central precisava resgatar sua identidade, valorizar e preservar seus prédios históricos. Com o projeto ‘Cidade Histórica’, uma nova proposta está se tornando realidade e transformando Ribeirão na cidade que sua população merece”, concluiu Ferreira.

Ações já realizadas pelo governo visando às melhorias de toda a área central –As obras de combate às enchentes já mudaram o visual da região da Jerônimo Gonçalves, assim como a implantação do Memorial das Palmeiras, revitalização da rua José Bonifácio, novo paisagismo de trecho da avenida Francisco Junqueira, revitalização e reforma total do Parque Maurílio Biagi, entre outras ações em desenvolvimento.

Podemos destacar ainda a construção de banheiros na Praça das Bandeiras, intensificação do projeto ‘Olhos de Águia’, que reduziu consideravelmente a criminalidade na região, intensificação das ações sociais, que orientam e visam a recuperação de moradores de ruas, além da intensificação dos serviços de limpeza e construção do shopping popular, que em breve abrigará vendedores ambulantes.

Estiveram presentes à reunião, representantes da Transerp, Coordenadoria de Limpeza, Secretarias de Infraestrutura, Saúde, Assistência Social e Planejamento, Fiscalização Geral, Guarda Civil Municipal, Fortec, ACI, Polícia Militar, Amec, Correios, além de representantes da sociedade civil.