3/7/2012 - Ribeirão Preto - SP

População de Bonfim Paulista recebe três Academias ao Ar Livre

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Prefeitura disponibiliza 33 academias em diversas regiões e proporciona saúde e qualidade de vida a 95 mil pessoas

Garantir à população uma opção acessível e gratuita de atividade física é o objetivo da Prefeitura de Ribeirão Preto que está providenciando a instalação de 33 Academias ao Ar Livre, beneficiando mais de 95 mil pessoas, em diversas regiões do município. A população de Bonfim Paulista também está sendo beneficiada, já que foram inauguradas no Distrito três academias nesta segunda-feira, 2 de julho. Mais de 16 mil pessoas podem usar os equipamentos em Bonfim.

As Academias ao Ar Livre em Bonfim Paulista foram inauguradas na praça Armando Toni, no Jardim Alvorada, no quadrilátero das ruas José Laplaca, Antônio Belarmino, João Medeiros Cabral, Manoel Albino Gonçalves; na área de Lazer Deputado Wilson Toni, no bairro San Fernando, entre as ruas Alcides Xavier, Paulo Hernandes Gutierrez; e na praça Barão do Rio Branco, no Centro, entre as ruas Professor Felisberto Almada, D. Iria Alves e José da Silva.

Outra importância das academias é a participação da comunidade nas atividades físicas”, enfatizou a prefeita Dárcy Vera, lembrando que a iniciativa atende reivindicação da população local, que durante as assembleias regionais, realizada pelo programa Governo nos Bairros, manifestaram o desejo pela implantação das academias.

Em cada academia foram instalados dez equipamentos: surf, que melhora a flexibilidade e agilidades das pernas, quadril região lombar; esqui, que melhora as funções cardiorrespiratórias; simulador de caminhada, que desenvolve a coordenação motora; remada sentada, para fortalecer a musculatura das costas e dos ombros; rotação dupla diagonal, para aumentar a mobilidade da articulação dos ombros e cotovelos; rotação vertical, para fortalecer os braços e melhora a flexibilidade dos ombros; alongador, que fortalece os grandes grupos musculares; pressão de pernas, para o fortalecimento dos músculos das coxas e dos quadril; multi-exercitador, que fortalece e alonga pernas e braços; simulador de cavalgada, que fortalece as pernas e os braços e aumenta a capacidade cardiorrespiratória.

Na oportunidade, o secretário de Infraestrutura, Iussef Miguel Iun, destacou a recuperação de praças e pontos para a prática de lazer, que agora recebem os novos equipamentos. “Ribeirão é uma cidade mais saudável. Buscamos proporcionar à população mais opções de lazer. As praças receberam nova iluminação, recuperação de pisos, adequação dos bancos e postes, restauração dos canteiros com paisagismo, limpeza e manutenção geral”, informou Iussef.

Ao inaugurar a academia na praça Barão do Rio Branco, no Centro, a prefeita anunciou o inicio da revitalização do local. O Plano faz parte da parceria entre AlphaVille Urbanismo e Prefeitura e conta com intervenção urbana para o centro de Bonfim Paulista. Também lembrou o investimento da administração no bairro atendendo reivindicações dos moradores como, as melhorias realizadas na UBS de Bonfim, reforma do telhado e cobertura do núcleo da criança e adolescente, implantação da Base da Guarda Municipal, construção de Poço Artesiano no Jardim Alvorada, troca da bomba do Poço Artesiano da rua Carlos Ribeiro de Souza, construção de reservatórios, disponibilização de micros ônibus aos alunos da zona rural, reformas nas escolas municipais, regularização asfáltica, iluminação pública, melhorias no cemitério local, entre outras.

Próximas academias a serem inauguradas:

Jardim Progresso – praça Marco Antonio Ribeiro da Silva;
Jardim Novo Mundo – praça professor Cássio Botura;
Jardim Procópio – parque ecológico Tom Jobim;
Conjunto Habitacional Wilson Toni – área verde
Ribeirânia - Parque Curupira