17/10/2017 - Ribeirão Preto - SP

Plano Diretor tem 78% de sugestões acolhidas

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Com 242 contribuições da população, o texto final acolheu a maioria das sugestões envidas 

As reuniões de apresentação do texto final do projeto de revisão do Plano Diretor destacaram a importância da participação que população de Ribeirão Preto teve na construção da proposta. O Plano Diretor é de 1995 e passou por uma revisão em 2003. Desde então não sofreu alterações.

Com mais de 500 pessoas presentes nas seis audiências públicas realizadas pela prefeitura de Ribeirão Preto, 121 pessoas pediram o uso da palavra para contribuírem com a construção do Plano Diretor, totalizando 242 contribuições, recebidas também por e-mails e documentos.

De todas as contribuições, 165 foram direcionadas ao Plano Diretor. O texto final incluiu 78% das sugestões apresentadas pela população, que é grande responsável na colaboração do Plano Diretor.

Nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, a prefeitura de Ribeirão Preto realizou quatro reuniões para apresentar o texto do projeto de revisão do Plano Diretor para os vereadores, secretários e dirigentes municipais, conselheiros integrantes dos conselhos municipais setoriais, promotores do Ministério Público Estadual e para a população.

“Nós tivemos uma intensa participação da sociedade na criação do Plano Diretor. Tenho certeza absoluta que teremos um Plano Diretor moderno, extremamente responsável, com uma visão bastante ampla, para fazer uso de instrumentos criativos e com planejamento da pirâmide etária da cidade”, ressaltou o prefeito Duarte Nogueira, sobre a participação da população na criação do Plano Diretor.

O secretário de Planejamento e Gestão Pública, Edsom Ortega Marques, em todas as reuniões, fez questão de sempre iniciar sua fala destacando como a população foi importante para chegar nesse texto final. “Recebemos 242 opiniões que contribuíram na construção do principal instrumento de gestão sustentável e desenvolvimento da cidade, o Plano Diretor”, explanou Ortega.

Próximas ações

Na manhã desta terça-feira, dia 17 de outubro, o prefeito Duarte Nogueira irá protocolar o texto final na Câmara Municipal para apreciação dos vereadores. O prefeito também irá assinar um ato convocando uma audiência pública para tratar do processo de elaboração dos projetos de lei de regulamentação (leis complementares) ao Plano Diretor.