11/9/2012 - Ribeirão Preto - SP

Patriotismo levou 11 mil pessoas para assistir o Desfile da Independência

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

As ruas que circundam a Avenida Paschoal Innecchi se mantiveram lotadas de ribeirão-pretanos que fizeram questão de assistir, na manhã de 7 de setembro, ao tradicional Desfile Cívico que comemora o Dia da Independência do Brasil. A solenidade, que contou com a participação de cerca de 3 mil convidados e 40 instituições desfilando, representando vários segmentos da sociedade, reuniu um público de 11 mil pessoas.

Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, o desfile registrou trabalhos de escolas estaduais, municipais, bandas, fanfarras, programas educacionais do município, grupos de escoteiros, além do tradicional desfile de soldados do Exército, mesclado com desfile de carros antigos, instituições religiosas, polícia militar, civil, entre outros. “O desfile de Sete de Setembro é um evento esperado pelas crianças e registra a oportunidade de cultivar o sentimento de patriotismo entre elas”, completa Tavares.

Bruna Moreno, estudante do primeiro ano do Ensino Médio, e moradora do bairro Ribeirão Verde, assistiu ao desfile pela primeira vez. “Gostei muito da participação dos militares e da Apae”, afirmou a estudante.

“Eu faço questão de prestigiar este evento. O desfile é bonito demais e assim cumpro minha missão de patriota”,  disse Wellington Luiz Granito, comerciante, de 38 anos.

“Vim hoje para a avenida para comemorar duas datas. O meu aniversário e o dia da Independência do Brasil. O desfile arranca aplausos e a participação da Apae é gratificante de se ver”, destaca Adreina Cardinale, de 44 anos, moradora dos Campos Elíseos.

O Desfile de Sete de Setembro recebeu o apoio das secretarias municipais da Infraestrutura, Meio Ambiente, Educação, Fiscalização Geral, Daerp, Transerp e Guarda Municipal.

Fato Histórico - A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes, que foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade do país durante o processo da Inconfidência Mineira.

Participaram do Desfile:

Ex-Combatentes da 2ª Guerra Mundial, Banda Duque de Caxias, Tiro de Guerra, e 5ª CSM, Escolas Municipais e Estaduais, APAE - Fundação de Educação para o Trabalho (Fundet), Clube dos Desbravadores, Grupo de Escoteiros (Aimorés), Grupo de Escoteiros (COClândia), Grupo de Escoteiros (Baobá), Teia Viva, LBV, Secretaria Municipal de Esportes, Associação BSGI Feminino, Associação BSGI Masculino, Faixa Branca (Carros Antigos), Califórnia Volks, Clube dos Motociclistas, CRECI, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, JCC/PROERD/PJVV, Equipe do Samuzinho, Policiamento Motorizado, Corpo de Bombeiros. O encerramento ficará por conta do pelotão de Policiamento Montado da Polícia Militar, a Cavalaria – Os Chibantes e Clube dos Cavaleiros Nossa Senhora Aparecida.