26/7/2012 - Ribeirão Preto - SP

Obras antienchentes estão na 4ª etapa

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

As obras antienchentes chegam na 4ª etapa, que compreende ao trecho da avenida Jerônimo Gonçalves, da rua Ana Néri até a rua Primo Tronco, num total de aproximadamente 1.000 metros. A tarefa é triplicar a vazão, de 80 para 250 m³, com aprofundamento do canal em rocha em 1,5m, alargamento do córrego em 6m, passando de 8m para 14 m. Os serviços incluem também terraplenagem, construção das estruturas e fundações do canal, pavimentação asfáltica, construção de guias, sarjetas, execução de microdrenagem, construção de rede de elevação de água e esgoto e substituições de pontes ao longo do trecho.

O cronograma dos trabalhos desta 4ª etapa são fundação estaca raiz: concluída, desvio do córrego e concretagem do canal: previsão de início em 15 de agosto, desvio do córrego e concretagem do canal: previsão de início em 17 de setembro.

Etapas da Obra –

1ª Etapa: A primeira etapa canalizou trecho do ‘ribeirão’ Preto e córrego Retiro Saudoso, num trecho de 500 metros lineares, resultou no aprofundamento do canal em 1,5 metros em rocha e o alargamento dos córregos, de 14 para 20 metros de largura. Como consequência, a vazão de água, que era de 80 m³ por segundo, passou para 250 m³ por segundo, mais que o triplo da vazão original.

2ª Etapa: A segunda etapa compreendeu 300 metros da avenida Jerônimo Gonçalves, no trecho entre as ruas Visconde do Rio Branco e Martinico Prado, com aprofundamento do canal em rocha em 1,5m alargamento do córrego em 6m, passando de 8m para 14m. Com isto a vazão de água que era de 28 m³ por segundo passou para 150 m³ por segundo, atingindo a capacidade máxima.

3ª Etapa: Na terceira fase, as intervenções no córrego triplicaram a vazão, de 80 para 240 m³, que incluíram o aprofundamento do canal em rocha em 1,5m, alargamento do córrego em 6m, passando de 8m para 14m. Foram realizados serviços de terraplanagem, construção das estruturas e fundações do canal, pavimentação asfáltica, construção de guias, sarjetas, execução de microdrenagem, construção de rede de elevação de água e esgoto e substituição de pontes ao longo do trecho.

4ª etapa – em execução: Compreende o trecho da Jerônimo Gonçalves que vai da rua Ana Néri até a rua Primo Tronco, num total de aproximadamente 1.000 metros,tem a tarefa de triplicar a vazão, de 80 para 250 m³, e incluem o aprofundamento do canal em rocha em 1,5m, alargamento do córrego em 6m, passando de 8m para 14m. Os serviços incluem também terraplenagem, construção das estruturas e fundações do canal, pavimentação asfáltica, construção de guias, sarjetas, execução de microdrenagem, construção de rede de elevação de água e esgoto e substituições de pontes ao longo do trecho.

5ª etapa: Com o repasse de verba da Câmara Municipal, a Avenida Jerônimo Gonçalves será ligada a Avenida Álvaro de Lima, seguindo toda infraestrutura de iluminação, calçamento e paisagismo.