15/2/2013 - Ribeirão Preto - SP

Nadef desenvolve atividades complementares sobre alimentação saudável com pacientes

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O Núcleo de Atenção ao Deficiente (Nadef), da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, visando despertar em seus pacientes o conhecimento e o gosto pela alimentação saudável, tem desenvolvido mensalmente uma atividade lúdica na sala de espera chamada de “Brincando de Nutrir”.

O trabalho é realizado pela nutricionista voluntária Renata Cerri e pela enfermeira Keila Upnec, que escolhem um tema que pode ser fruta, hortaliças ou cereais integrais. “Dessa forma, as crianças têm contato direto com os alimentos ‘in natura’ e aprendem por que é importante comê-los”, explica Renata Cerri.

Já a enfermeira Keila informa que, os pequenos também participam na elaboração de uma receita saudável com o alimento apresentado, além de receberem noções de higiene alimentar e pessoal e prevenção de doenças. “Nossa próxima aula é no dia 19 de fevereiro, terça-feira, quando vamos abordar os vegetais como cenoura, beterraba, milho, chuchu, e folhas de almeirão e couve, além do incentivo ao consumo de produtos integrais”, acrescenta Keila.

Tudo isso numa simples receita de torta integral de legumes. Essa atividade tem como finalidade trabalhar com educação nutricional, promovendo bons hábitos alimentares que quando aprendidos na infância tendem a perpetuar por toda a vida. “Também é muito importante que a criança participe da elaboração da receita, pois, de um modo geral, ela sente maior interesse em consumir o que preparou”, justifica Ana Paula Silveira Gericó Speri, gerente da unidade que atende diariamente cerca de 100 pessoas nas mais diferentes especialidades como fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, otorrino, odontologia, pediatria especializada, psicologia entre outros.

O Nadef fica na rua Adolfo Zeo, 287, no bairro Ribeirânia.