26/2/2019 - Ribeirão Preto - SP

Municípios da Alta Mogiana realizam primeira reunião de 2019

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Presidente da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, participou da reunião como convidado para falar sobre o trabalho na RMRP 

Na tarde desta segunda-feira, dia 25 de fevereiro, o Comam (Consórcio de Municípios da Alta Mogiana) realizou a primeira reunião de trabalho após a eleição da nova diretoria, que tomou posse em dezembro do ano passado.

Participaram da reunião o presidente da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, prefeito Duarte Nogueira, o presidente eleito do Comam e prefeito de Santo Antônio da Alegria, João Baptista Mateus de Lima, a deputada estadual Delegada Graciela e o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Marcos Camargo Campagnone.

Duarte Nogueira falou sobre a importância do evento, pois, conseguiu reunir a organização institucional dos Consórcios, da Região Metropolitana de Ribeirão Preto e do Aglomerado Urbano de Franca.

“Temos aqui quatro dessas regiões que somam 118 municípios. Claro que muitos municípios vão se sobrepor, mas temos cerca de 60 municípios que fazem parte do conjunto de instituições, tornando esta reunião uma oportunidade muito positiva para o futuro das cidades”, disse o prefeito de Ribeirão Preto.

Todos os participantes ressaltaram a importância de os municípios trabalharem juntos na busca por soluções. Os participantes tiveram acesso à prestação de contas e divulgação do balanço financeiro e da possibilidade de participar da parceria com a Uni-Facef, para a realização do curso de Especialização Pública.

“Todos sabem da importância dos consórcios hoje. É uma determinação e quase que prioridade dos governos apoiar os consórcios pelo Brasil afora e temos que ficar unidos, pois, se os prefeitos não se unirem, perdemos forças e recursos. Hoje são tantos os problemas resolvidos regionalmente, que nós podemos fazer através do consórcio”, afirmou João Baptista Mateus de Lima.

O subsecretário Marcos Camargo Campagnone falou para os prefeitos sobre como a Ssecretaria de Desenvolvimento Regional será importante para promover o desenvolvimento das cidades paulistas. “É uma nova secretaria, de articulação, com o objetivo de facilitar a articulação do relacionamento dos municípios com o governo do Estado, reduzindo as desigualdades através das potencialidades que já existem instaladas em todo o Estado e homogeneizar o desenvolvimento”, disse o subsecretário.