20/7/2012 - Ribeirão Preto - SP

Motoristas e monitores do transporte escolar municipal passam por curso de capacitação

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Cerca de 100 motoristas e monitores do transporte escolar municipal participaram de um curso de capacitação na manhã desta quinta-feira, 19 de julho, oferecido pela Secretaria da Educação de Ribeirão Preto.

A realização do curso é uma das iniciativas da pasta para profissionalizar o setor, assim como a exigência de inspeção veicular, que acontece duas vezes por ano e consiste na revisão de mais de 100 itens de segurança dos veículos utilizados no transporte de alunos.

Ministrado pelo professor Darcí Reali, do Instituto de Estudos Municipais (IEM), de Porto Alegre, o curso de capacitação teve carga horária total de 8 horas e tratou dos temas “Segurança, Qualidade e Responsabilidade”.

Muitos exemplos foram relatados pelo professor para ilustrar o conteúdo teórico, trabalhado nas apostilas distribuídas aos motoristas e monitores. Ao final do curso, todos receberam certificado de participação.

Inspeção Veicular – Todos os ônibus, micro-ônibus e vans utilizados no transporte escolar da rede municipal de ensino estão passando por uma inspeção dos itens de segurança, realizada por empresa especializada na área, com credenciamento ao Inmetro.

A Secretaria da Educação exige que os veículos passem pela inspeção duas vezes por ano, ocasião em que são avaliados mais de 100 componentes como, por exemplo, cintos de segurança, sistema de freios, faróis, suspensão, pneus, direção, entre outros.

Após a inspeção, os veículos considerados aptos recebem uma certificação da Secretaria da Educação para trabalhar com transporte de alunos, uma espécie de “Selo de Qualidade”, que é afixado no vidro dianteiro.