4/12/2012 - Ribeirão Preto - SP

Ministério do Esporte renova convênio do Projeto 'Segundo Tempo' em Ribeirão Preto

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Prefeitura de Ribeirão Preto já recebeu autorização do Ministério do Esporte para reiniciar o projeto ‘Segundo Tempo’. O projeto, que já atendeu 2 mil crianças em Ribeirão Preto, foi renovado em tempo recorde, como explica a prefeita Dárcy Vera, que credita essa rapidez ao sucesso do programa no município.

“Geralmente a renovação de contrato pode demorar até 2 anos. Recebemos o aval do Ministério do Esporte e já no início do ano que vem estaremos atendendo em 10 núcleos”, explicou o secretário.

O programa, do Ministério do Esporte, é destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral dos jovens na faixa etária estabelecida, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. É desenvolvido, prioritariamente, em áreas de vulnerabilidade social.

A estruturação técnica para implementação do Segundo Tempo em Ribeirão Preto, seguindo as exigências processuais junto ao Ministério do Esporte, foi elaborada pela coordenadora Geral, Fernanda Nascimento.

O programa oferece práticas esportivas educacionais, com proposta de desenvolver valores sociais, melhorar a capacidade física e as habilidades motoras, e, ainda, contribuir para diminuição da exposição dos jovens a riscos sociais, estimulando a autoestima, o convívio, a integração e o bem estar dos participantes.

Outro pedido foi enviado ao Ministério do Esporte para que mais 10 núcleos sejam atendidos perfazendo um total de 20 núcleos.

“Temos mais locais para que o projeto seja instalado e podermos atender um número maior de jovens. Já enviamos mais uma solicitação que já está em fase de análise pelo Ministério”, explica Dezordo.

A partir do próximo ano, o projeto será instalado no Marinceck, Jardim Presidente Dutra, Estação do Alto, Bonfim Paulista, Branca Sales, Maria Nilde, Vila Albertina, Vila Mariana e CEJA- Centro de Jornada Ampliada – Vila Virgínia e Jardim Marchesi.

Cada unidade atenderá um grupo de 100 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, orientados por um coordenador de núcleo e um monitor (Educação Física), que desenvolverão ações esportivas e complementares - de recreação, educacionais, culturais, relacionadas à saúde e ao meio-ambiente, sempre no contraturno escolar.

A proposta do programa não é formar atletas de alto rendimento, mas sim possibilitar a prática esportiva a milhões de crianças. As entidades conveniadas devem oferecer atividades esportivas aos que participam do Segundo Tempo pelo menos três vezes por semana, cada uma com duas horas de duração, no mínimo. Devem ser oferecidas ao menos três modalidades diferentes - duas coletivas e uma individual.