9/11/2018 - Ribeirão Preto - SP

Lançamento do Roda SP é realizado em Ribeirão Preto

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Programa de turismo regional inclui passeios por 14 roteiros de 13 cidades da Região Metropolitana de Ribeirão Preto; viagem custa R$ 10 

Ribeirão Preto, Altinópolis, Batatais, Brodowski, Dumont, Franca, Jaboticabal, Monte Alto, Pedregulho, Rifaina, Santo Antônio da Alegria, São Simão e Sertãozinho são as 13 cidades participantes do “Roda SP, Rota Mogiana”, lançado na manhã desta quinta-feira, dia 8 de outubro, em Ribeirão Preto.

O evento de lançamento ocorreu no Palácio Rio Branco com a presença de representantes da Secretaria do Turismo do Estado de São Paulo, o prefeito Duarte Nogueira, chefes do Executivo municipal e secretários municipais de Turismo da região.

Criado em 2011, o Roda SP é um programa itinerante que há sete anos percorre as diversas regiões do Estado de São Paulo como Baixada Santista, Vale do Ribeira, entre outras. Em Ribeirão Preto, sede da Região Metropolitana com 34 municípios, o Roda SP Rota Mogiana acontecerá no período de 10 a 25 de novembro, de terça a domingo.

“O Roda SP é o indutor do turismo regional porque a ideia é sempre trabalhar com vários municípios e dentro do programa de regionalização ele mostra que existe demanda para conhecer os atrativos. Municípios pequenos, que a pessoa acha que não tem nada, que não pode atrair, pois o atrativo está no dia a dia. Então, o cidadão não percebe que aquilo é interessante para quem é de fora”, ressalta Vanilson Fickert, diretor-técnico da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Com o “Quarteirão Paulista” formado pelo conjunto arquitetônico de prédios históricos, como Theatro Pedro II, Pinguim, Hotel Diederichesen e Centro Cultural Palace, Ribeirão Preto é considerado um polo emissor. “Não é à toa que temos tantos destinos fazendo divulgação aqui porque sabemos que aqui é um polo importante como o seu entorno”, destacou.

O Rota SP Rota Mogiana visita Ribeirão Preto pela segunda vez. O sucesso geralmente é muito grande. Nesta edição, a venda começou e já foram 1.304 ingressos comercializados até o momento para as 14 rotas. Todos os roteiros contam com guias turísticos (veja aqui as rotas).

Ana Cristina Clemente, assessora de imprensa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, explica como é o processo de escolha das cidades participantes do Roda SP Rota Mogiana. “A gente escolheu as treze cidades e, em parceria com as prefeituras municipais, visitamos o conjunto de atrativos para selecionar os que têm melhor estrutura, maior atratividade, que despertam maior interesse do público, e a partir daí formatamos as opções de roteiro. Aqui foram 14, integrando as 13 cidades da região de Ribeirão Preto”, informa.

Ribeirão Preto é a Rota 7 (R07). As saídas daqui para outras cidades da região serão às terças, quintas e sábados, às 9h, do Centro Cultural Palace, seguindo para Museu Altamira e Centro de Documentação da 2ª Guerra Mundial – Batatais, Memorial Claretiano, com almoço e visitação ao Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde; circuito Bassano Vaccarini, em Altinópolis e retorno.

A cidade também está na rota dos visitantes da região que vierem para cá e terão a opção de conhecer o Quarteirão Paulista, Bosque Municipal, Novo Mercadão e a Rota da Cerveja Artesanal (com mais de 10 microcervejarias).

Para o prefeito Duarte Nogueira, não há prosperidade nem desenvolvimento econômico e social sem geração de renda e emprego. “O turismo é uma grande fonte de absorção do desemprego gerado naturalmente pela tecnologia, pela automação e robotização, por meio de áreas de serviço e comércio. Áreas que ocupam muita mão de obra como a hotelaria e a gastronomia, entre outras”, salientou.

O secretário de Turismo, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento de Ribeirão Preto, Edmilson Domingues, destaca ações importantes para a fomentação do turismo na cidade e região. Ribeirão Preto, por exemplo, aprovou o Plano Municipal de Turismo, estando inserida no seleto grupo de Municípios de Interesse Turístico (MIT).

“Nós temos um potencial muito grande e a prova deste potencial regional é a geração de emprego na área de Turismo. No estado de São Paulo o percentual é de 5,4%. No Brasil, o índice é de 5,7%. Em Ribeirão Preto, 6,5%. Consequentemente, essa geração de emprego não se dá apenas aqui, mas como em toda a região metropolitana”, enfatizou.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo www.rodasp.com ,  nos pontos de venda das cidades participantes ou diretamente com os Guias de Turismo, durante o embarque mediante disponibilidade de lugares nos ônibus. A frota é de 10 a 12 ônibus para os roteiros e a capacidade de ingressos vendidos por dia será de trezentos. Informações pelo (16) 9 9644-4146.