7/8/2012 - Ribeirão Preto - SP

Integrante do Samuzinho recebe homenagem por mérito

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O estudante Gabriel Magalhães, integrante da equipe Samuzinho foi homenageado pelos coordenadores do NEU (Núcleo de Educação em Urgência) do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) por ter colocado em prática conhecimentos aprendidos durante o curso que tem a finalidade de conscientizar as crianças sobre os serviços emergenciais.

Ao retornar das férias, no último dia 4, Gabriel contou aos amigos que durante o mês de julho, ele e sua mãe foram chamados em casa para auxiliar no atendimento a uma moça de 29 anos, vizinha a residência, que estava passando muito mal.“Quando nós chegamos, a moça estava em parada cardíaca e todos em volta muito aflitos”, lembrou ele.

Apesar de ter ficado nervoso diante da situação, Gabriel ligou para o 192 do Samu, relatou a situação ao radio operador e solicitou a USA- Unidade de Suporte Avançado. "Fiquei muito triste porque a moça era minha vizinha e depois ela faleceu, mas eu consegui ajudar e tentei fazer de tudo para salvá-la", afirmou. 

Segundo o enfermeiro José Carlos Rios, integrante do NEU, o  ideal é que crianças precisassem ter contato com situações ruins como a morte. “No entanto, sabemos que pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer lugar, então preparamos os alunos do Samuzinho para que saibam auxiliar os adultos nestes atendimentos”,acrescentou.

Gabriel recebeu apoio dos instrutores e foi homenageado por honra ao mérito por ter apoiado os familiares, ter chamado a ambulância o mais rápido possível. “Ele passou as condições reais da vítima no local e desta forma enviamos a USA, que é a equipe treinada para atendimento à parada cardíaca", justificou a técnica de enfermagem do Samu, Wislaine Carabolante.