25/7/2012 - Ribeirão Preto - SP

Instituto do Livro comemora o Dia Nacional do Escritor

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Instituído no dia 25 de julho de 1960, o Dia Nacional do Escritor foi definido por Decreto Governamental após o sucesso absoluto do 1º Festival do Escritor Brasileiro, organizado por iniciativa de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, respectivamente, presidente e vice-presidente da União Brasileira de Escritores. Em comemoração a data, o Instituto do Livro da Prefeitura de Ribeirão Preto estará, dentro do projeto  "Bicicleta da Leitura", entregando livros à população.

Realizado pelo músico Carlos Tampa, o projeto conta com uma bicicleta especialmente adaptada e estilizada, que percorre vários pontos da praça XV de Novembro, Calçadão, Esplanada do Theatro Pedro II e imediações do Centro da cidade, ofertando livros para a população. Nesta data serão doados cerca de 600 títulos recebidos em doação pelo Instituto do Livro.

O presidente da UBE, Joaquim Botelho, lembrou que o Dia Nacional do Escritor, criado por meio de decreto do presidente Juscelino Kubitscheck, foi iniciativa de dois dos fundadores da União Brasileira de Escritores, João Peregrino Júnior e Jorge Amado. “Uma data que nos remete a pensar nas parcerias que a entidade tem promovido ao longo de sua existência, com entidades interessadas na produção literária, na divulgação da literatura e na formação do público leitor. E não podia passar em branco o grande apoio que a UBE tem recebido desde a realização do Congresso Brasileiro de Escritores de 2011, em Ribeirão Preto, da Fundação Instituto do Livro”, destaca Botelho.

“Destacamos os parceiros, como o UniSeb, que cedeu suas instalações para a realização desse evento que marcou a história da classe dos escritores, e cujo comandante, o amigo Chaim Zaher já se prontificou a estar conosco, mais uma vez, apoiando o Congresso Brasileiro de Escritores de 2013, em Salvador. A UBE está ativa em Ribeirão Preto e região, com o seu núcleo coordenado pela poeta Eliane Ratier. E ainda mais engrandecida porque nessa região habita e labuta o nosso brilhante vice-presidente, Menalton Braff. Em nome dessas pessoas, a UBE envia seus cumprimentos a todos os autores que, escrevendo sobre pessoas, registram a maneira como as pessoas mudam o mundo, na bela fala do poeta Mário Quintana”, emenda Botelho.