27/7/2020 - Ribeirão Preto - SP

Inscrições abertas para o IX Encontro Municipal de Aleitamento Materno

Evento on-line acontece de 3 a 7 de agosto; objetivo é integrar profissionais de saúde e comunidade para incentivar aleitamento materno

 

Estão abertas as inscrições, no site da Prefeitura de Ribeirão Preto, para o IX Encontro Municipal de Aleitamento Materno, que acontece entre os dias 3 e 7 de agosto. Em respeito às restrições para evitar aglomerações de pessoas e manter o isolamento social, o evento será on-line, via Google Meet.


As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas pelo site: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfRyQwqA6SR0xJwADi_ZeKXBNOIUq0UJdVptuUUysBI8lFKFQ/viewform.


Na programação deste ano, será realizada uma palestra por dia, com a participação de docentes da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP – USP), da Faculdade de Medicina (FMRP – USP), de representantes da Sociedade de Pediatria de São Paulo, da Secretaria da Saúde, da Rede IBFAN Brasil, da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil do Ministério da Saúde, do Banco de Leite Humano e de maternidades de Ribeirão Preto.
 
 Haverá também entrega de materiais educativos, como folders e cartilhas, que serão distribuídos nas unidades de saúde de Ribeirão Preto.


“As ações discutidas visam a integrar os profissionais de saúde e toda a comunidade para o incentivo ao aleitamento materno. As sugestões dos participantes foram reunidas e encaminhadas junto ao informe da SMAM para todas as unidades de saúde e serviços envolvidos” comenta a enfermeira Lilian D. Pimenta Nogueira, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno da Secretaria da Saúde.


Parte integrante das comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), as atividades a serem realizadas este ano, durante o mês de agosto, atenderão os profissionais de saúde, que terão a oportunidade de se atualizar com temas relevantes nas palestras ministradas, e a comunidade, para que se sinta empenhada e encorajada a incentivar o aleitamento materno.
 
PROGRAMAÇÃO 

03/08/2020 – 14h30 às 16h - Abertura Oficial da SMAM e O aleitamento materno e a alimentação complementar dos menores de 2 anos em Ribeirão Preto - Enfª. Lilian Donizete Pimenta Nogueira – Coordenadora do Programa de Aleitamento Materno - Nutricionista Maria Tereza Cunha Alves Rios – Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente.

 

04/08/2020 – 14h30 às 16h - O enfermeiro e a saúde da criança na atenção básica: caminhos e cuidados na pandemia de COVID-19 - Profa. Dra. Maria Cândida de Carvalho Furtado – Professora Associada junto ao Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública (DEMISP) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

 

05/08/2020 – 11h às 12h30 - Como superar os obstáculos para o aleitamento materno nos dias atuais? - Dr. Moises Chencinski – Pediatra, Membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria. 

 

06/08/2020 – 8h às 9h30 - Amamentação em tempos de pandemia - Profa. Dra. Walusa Assad Gonçalves-Ferri – Professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP / RP), Departamento de Puericultura e Pediatria. 

 

07/08/2020 – 9h30 às 11h - A comunicação no apoio ao aleitamento materno – Enfª. Nathália Teresinha Baptista Oliveira – Enfermeira Maternidade Sinhá Junqueira 

 

07/08/2020 – 14h30 às 16h - O aleitamento materno e a introdução alimentar por um planeta mais saudável - Regicely Aline Brandão Ferreira - Nutricionista, Membro da Rede IBFAN Brasil, Facilitadora Nacional da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil, Consultora em Nutrição na Atenção Básica para municípios, Co-fundadora da Clique Amamentação (Rede Virtual de Apoio ao Aleitamento Materno).