10/10/2012 - Ribeirão Preto - SP

Hoje, 10 de outubro, é o Dia Nacional de Luta contra a violência à mulher

Hoje é celebrado o "Dia Nacional de Luta contra a violência à mulher". Essa data foi instituída em 1980, e surgiu a partir de um movimento nacional realizado em São Paulo. As pessoas se mobilizaram em protesto contra o índice crescente, em todo o país, de crimes contra as mulheres.

Segundo a Convenção Interamericana, de 1994 caracteriza "Qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na privada, é considerado violência."

A Convenção tem como uma das suas principais consequências a Lei Maria da Penha, responsável pela criminalização da violência contra a mulher desde 2006, com punição para os agressores.

Números do Anuário das Mulheres Brasileiras 2011, divulgado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e pelo Dieese, mostram que quatro entre cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica.

Dados da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) revelam aumento da formalização das denúncias. Os atendimentos da central subiram de 43.423 em 2006 para 734.000 em 2010, quase dezesseis vezes mais.

Esse mapa estatístico é cheio de números assombrosos, é quase impossível acreditar que a cada 2 minutos, 5 mulheres são espancadas no Brasil e que nos últimos 10 anos, 43 mil mulheres foram assassinadas no país.

Isso precisa parar! Violência contra mulher é crime, denuncie, ligue 180!