14/12/2012 - Ribeirão Preto - SP

Guarda Municipal recebe Van que atuará como Base Comunitária Móvel e 26 rádios de comunicação

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Reforçando os investimentos destinados à Guarda Civil Municipal e pensando na melhoria da qualidade de segurança prestada à população e ao patrimônio público, a Prefeitura de Ribeirão Preto oficializa, nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro, às 10 horas, no Palácio Rio Branco, a entrega de uma nova Van que atuará como Base Comunitária Móvel da GCM e também de 26 rádios de comunicação de tecnologia digital, que facilitará o trabalho dos efetivos nas ações preventivas, bem como durante o registro de ocorrências.

O veículo (Van), doado pela Secretaria Municipal da Saúde e adaptado pela Coderp, será utilizado como Base Comunitária Móvel – percorrendo diariamente os bairros periféricos com dois guardas municipais e recebendo apoio de outras viaturas, além de fornecer suporte aos eventos promovidos pela municipalidade. A Van conta com monitoramento eletrônico móvel por meio de quatro câmeras, sendo duas externas, uma interna e uma outra, considerada de última geração, que vem instalada junto a um poste, transportado por uma mini carreta acoplada a Van.

Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, o poste possui cerca de 15 metros de altura e traz consigo uma câmera “speed dome” que permite um giro de 360 graus e zoom de alta qualidade. “Esta câmera faz uma visualização geral, facilitando as ações de rotina da guarda municipal e proporcionando o maior controle nos diferenciados eventos externos realizados pela prefeitura”, explica Tavares.

Reforçando os investimentos, a prefeitura ainda adquiriu 26 rádios de comunicação que serão utilizados como suporte às ações da Guarda Civil Municipal. Com os rádios de tecnologia digital, a Guarda inicia o processo de digitalização da comunicação da corporação. Os novos rádios serão distribuídos entre os efetivos que atuam nas ruas, nos trabalhos em defesa do patrimônio público, como: escolas, praças, prédios públicos, em eventos esportivos e rondas escolares diurnas e noturnas, nas bases comunitárias, e também nas ações desenvolvidas junto à comunidade, assegurando a aproximação entre a população e a Guarda.

“Estes investimentos realizados pela atual administração confirmam a seqüência de ações da prefeitura direcionadas à Guarda Civil Municipal. No período de 2009 até hoje registra o maior investimento, dos 18 anos de história da GCM. Os benefícios visam o melhor atendimento à população e, conseqüentemente, redução dos índices de violência e criminalidade”, ressalta André Tavares.

Benefícios e investimentos destinados à Guarda Civil pelo atual governo:

- Inaugurada nova Base Comunitária em Bonfim Paulista.
- Reativada as atividades na Subsede da Corporação – Base Comunitária - no Jardim Roberto Benedetti (Bancários).
- Implantado o Posto da Guarda na Praça Rômulo Morandi.
- Em construção nova Base Comunitária da Guarda Municipal, no Parque Tom Jobim.
- Em funcionamento desde junho/12 a nova Base Comunitária na Vila Tecnológica.
- Inauguração da Central de Comunicações e Monitoramento – Cecom; reformas das salas da Divisão Operacional.
- Melhorias na Base da GCM.
- Ampliação do circuito interno de monitoramento da Base GCM.
- Implantação de21 novos postos de GCMs em escolas, unidades de saúde e outros próprios públicos.
 - Atualmente a Guarda está em 53 locais na cidade. Este aumento representa quase 50% de crescimento.

Guarda Municipal é exemplo de trabalho na região: Realizando ações diárias de preservação ao patrimônio público, a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto vem servindo de exemplo para os municípios da região que adotam o modelo de trabalho em suas cidades.

Aquisições de equipamentos e nove veículos:
- 4 novas viaturas (2 Blazers e 2 Gols)
- 1 Van – equipada para atender como Base Comunitária Móvel
- 1 Carro Pálio Weekend 0 Km
- 1 uma pick-up para a Patrulha Ambiental e Defesa Civil
- 2 motos para patrulhamento geral da cidade
- Reforma geral de 3 viaturas e 6 motos
- Aquisição de 70 armas semi-automáticas PT 380
- Aquisição de 230 coletes a prova de balas.
- Aquisição de novos uniformes para todo o efetivo

Conquistas históricas para a categoria:
- Ampliação do efetivo da corporação com a contratação de 43 GCMs (aumento de 25% do efetivo que atualmente conta com 227 guardas).
- Nomeações de GCMs para os cargos de Comando.
- Regulamentação da carga horária em 36 horas semanais (antes eram 40 horas).
- Realização de projetos educacionais (Prevenção ao uso de Drogas, Meio Ambiente, Orientações de Trânsito, e Noções de Cidadania) junto às unidades escolares.
- Capacitações e realização de Curso de Qualificação de todo o efetivo com a Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo durante este segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012.
- Curso de Habilitação e Manuseio para armas semiautomáticas PT 380 ministrado pela Polícia Federal.
- Implantação da filosofia do patrulhamento comunitário para estabelecer vínculo de confiança com a população.
- Implantação de monitoramento eletrônico nas Unidades Distritais de Saúde (UBDS) e no Bosque/Zôo Municipal Dr. “Fábio Barreto”.
- Implantação em parceria com a Coderp do Projeto “Olhos de Águia 2” – atendendo vias de maior fluxo nos bairros: Campos Elíseos, Jardim Paulista, Ipiranga e Centro.
- Reimplantação do patrulhamento ciclístico e motociclístico.
- Implantação do Sistema Infoseg em parceria com o Ministério da Justiça.