17/12/2012 - Ribeirão Preto - SP

Guarda Municipal ganha Base Comunitária Móvel para ações preventivas na cidade e bairros periféricos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, entregou na manhã desta sexta-feira, 14 de dezembro, um novo veículo para reforçar as ações da Guarda Civil Municipal na cidade. Trata-se de uma Van doada pela Secretaria Municipal da Saúde, que recebeu adaptações da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto – (Coderp), transformando-a na primeira Base Comunitária Móvel. O veículo, que contará com o trabalho de dois guardas municipais, além do apoio de outras viaturas, tem o objetivo de percorrer, diariamente, os bairros periféricos, bem como fornecer suporte aos eventos promovidos pela municipalidade – numa ação preventiva, que garanta maior segurança à população.

Segundo Davi Mansur Cury, superintendente da Coderp, a Van foi adaptada contando com equipamentos de transmissão de dados, armazenamento de imagens, orientações de manuseamento do novo sistema e instalação de câmeras que serão as responsáveis em capturar as imagens e registrar os fatos. O monitoramento eletrônico móvel da Van conta com quatro câmeras, sendo duas externas, uma interna e uma outra, considerada de última geração, que vem instalada junto a um poste, transportado por uma mini carreta acoplada a Van. André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, explica que um poste com 15 metros de altura traz consigo uma câmera chamada “speed dome”, que permite um giro de 360 graus e zoom de alta qualidade, alcançando uma distância de 5 Km. A câmera faz uma visualização geral, facilitando as ações de rotina da Guarda Municipal e proporcionando o maior controle nos diferenciados eventos externos realizados pela prefeitura. Segundo Davi Mansur Cury, superintendente da Coderp,

Rádios de comunicação digital - Outro investimento da prefeitura para a Guarda Civil Municipal foi a aquisição de 26 rádios de comunicação de tecnologia digital, que facilitará o trabalho dos efetivos nas ações preventivas, bem como durante o registro de ocorrências. “Esses rádios de tecnologia digital registram o início do processo de digitalização da comunicação da Guarda Municipal. Os novos rádios serão distribuídos entre os efetivos que atuam nas ruas, nos trabalhos em defesa do patrimônio público, como: escolas, praças, prédios públicos, em eventos esportivos e rondas escolares diurnas e noturnas, nas bases comunitárias, e também nas ações desenvolvidas junto à comunidade, assegurando a aproximação entre a população e a Guarda”, afirma Tavares.

A prefeita Dárcy Vera esclareceu que este sonho antigo da Guarda Municipal em ter uma Base Comunitária Móvel hoje já é realidade e atenderá as necessidades da população. “Nosso trabalho confirma, a cada dia, o crescimento e fortalecimento dessa instituição que aconteceu com a ampliação do número de efetivos e com a qualidade do serviço prestado à população pela corporação. A Base Comunitária Móvel chega para realizar um trabalho mais próximo da população, para atender aos bairros mais distantes, dar suporte aos eventos municipais de grande porte, bem como, atuar em parceria com a Polícia Militar nas ações de combate ao crime e violência”, esclarece a prefeita Dárcy Vera, já informando que a Base Comunitária Móvel começa hoje seu trabalho, dando suporte a Operação Natal, na Esplanada do Theatro Pedro II.

Durante seu discurso a prefeita ainda afirmou que, além das quatro Bases Comunitárias em funcionamento na cidade e uma em construção no Parque Tom Jobim, ela pretende implantar mais cinco novas Bases Comunitárias onde não existem bases fixas da Polícia Militar, atendendo desta forma o Jardim Aeroporto, Ribeirão Verde, Paulo Gomes Romeo, Wilson Toni e região do Parque São Sebastião.“Também vamos abrir concurso público para a contratação de novos guardas municipais visando ampliar os serviços nos prédios públicos e colaborar com a Polícia Militar nos trabalhos de segurança da cidade”, salientou a prefeita.

André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, ressaltou a importância da parceria da prefeitura com a Guarda. “Nunca houve, nos 18 anos de história da GCM, uma administração que investisse tanto na corporação. Desde 2009 a Guarda Municipal passou a ter uma nova postura de trabalho, um novo comportamento nas ruas, garantiu maior respeito da população e se tornou modelo, servindo de exemplo para os municípios da região, mediante ações realizadas. Os benefícios e investimentos da prefeitura garantem uma melhoria significativa da GCM que reflete hoje qualidade do atendimento à população e, inclusive, na redução dos índices de violência e criminalidade”, ressalta André Tavares.

Também estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito Marinho Sampaio; o superintendente da Coderp, Davi Mansur Cury; os vereadores eleitos Rodrigo Simões e Genivaldo Gomes; os vereadores Marcelo Palinkas e Gaiola, representando a Câmara; além de membros do governo municipal e demais autoridades.

Benefícios e investimentos destinados à Guarda Civil pelo atual governo:

- Inaugurada nova Base Comunitária em Bonfim Paulista.
- Reativada as atividades na Subsede da Corporação – Base Comunitária - no Jardim Roberto Benedetti (Bancários).
- Implantado o Posto da Guarda na Praça Rômulo Morandi.
- Em construção nova Base Comunitária da Guarda Municipal, no Parque Tom Jobim. 
- Em funcionamento desde junho/12 a nova Base Comunitária na Vila Tecnológica.
- Inauguração da Central de Comunicações e Monitoramento – Cecom; reformas das salas da Divisão Operacional.
- Melhorias na Base da GCM.
- Ampliação do circuito interno de monitoramento da Base GCM.
- Implantação de21 novos postos de GCMs em escolas, unidades de saúde e outros próprios públicos.
 - Atualmente a Guarda está em 53 locais na cidade. Este aumento representa quase 50% de crescimento.

Guarda Municipal é exemplo de trabalho na região: Realizando ações diárias de preservação ao patrimônio público, a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto vem servindo de exemplo para os municípios da região que adotam o modelo de trabalho em suas cidades.

Aquisições de equipamentos e nove veículos:

- 4 novas viaturas (2 Blazers e 2 Gols)
- 1 Van – equipada para atender como Base Comunitária Móvel
- 1 Carro Pálio Weekend 0 Km
- 1 uma pick-up para a Patrulha Ambiental e Defesa Civil
- 2 motos para patrulhamento geral da cidade
- Reforma geral de 3 viaturas e 6 motos
- Aquisição de 70 armas semi-automáticas PT 380
- Aquisição de 230 coletes a prova de balas.
- Aquisição de novos uniformes para todo o efetivo

Conquistas históricas para a categoria:

- Ampliação do efetivo da corporação com a contratação de 43 GCMs (aumento de 25% do efetivo que atualmente conta com 227 guardas).
- Nomeações de GCMs para os cargos de Comando.
- Regulamentação da carga horária em 36 horas semanais (antes eram 40 horas).
- Realização de projetos educacionais (Prevenção ao uso de Drogas, Meio Ambiente, Orientações de Trânsito, e Noções de Cidadania) junto às unidades escolares. 
- Capacitações e realização de Curso de Qualificação de todo o efetivo com a Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo durante este segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012.
- Curso de Habilitação e Manuseio para armas semiautomáticas PT 380 ministrado pela Polícia Federal.
- Implantação da filosofia do patrulhamento comunitário para estabelecer vínculo de confiança com a população.
- Implantação de monitoramento eletrônico nas Unidades Distritais de Saúde (UBDS) e no Bosque/Zôo Municipal Dr. “Fábio Barreto”.
- Implantação em parceria com a Coderp do Projeto “Olhos de Águia 2” – atendendo vias de maior fluxo nos bairros: Campos Elíseos, Jardim Paulista, Ipiranga e Centro.
- Reimplantação do patrulhamento ciclístico e motociclístico.
- Implantação do Sistema Infoseg em parceria com o Ministério da Justiça.