9/9/2020 - Ribeirão Preto - SP

Governo nega revisão e rebaixa Ribeirão Preto para fase laranja do Plano São Paulo

Situação da cidade e outros 25 municípios, até então na fase amarela, foi definida em reunião do Centro de Contingência Estadual da Covid-19 

 

O Centro de Contingência Estadual da Covid-19 manteve nesta terça-feira (8) a decisão que rebaixou Ribeirão Preto (SP) e outros 25 municípios da fase amarela para a laranja do Plano São Paulo.

A situação da região foi tema de uma reunião realizada semanalmente pelo comitê depois que a Prefeitura de Ribeirão Preto pediu que o rebaixamento, anunciado na última sexta-feira (4), fosse rediscutido e que fosse revisto o número de mortes de pacientes com o novo coronavírus.

O índice de peso 1 mudou a configuração das cidades da Diretoria Regional de Saúde (DRS 13) no programa de reabertura das atividades econômicas.

A região estava na fase amarela desde o dia 8 de agosto. Com a redefinição, ficará proibido o funcionamento de bares e restaurantes, academias e salões de beleza nas região.

Na fase laranja, o atendimento presencial é permitido apenas no comércio, nos shoppings, nas concessionárias de veículos e nos escritórios.

A Prefeitura de Ribeirão Preto convocou uma coletiva de imprensa para o fim da tarde desta terça-feira, quando deve atualizar as informações sobre a quarentena na cidade.

População usa máscara no Centro de Ribeirão Preto, SP  — Foto: Reprodução/EPTV

População usa máscara no Centro de Ribeirão Preto, SP — Foto: Reprodução/EPTV

 

Retrocesso no Plano SP

 

Segundo o governo de SP, a mudança na DRS de Ribeirão Preto se deu em razão da evolução do número de óbitos na semana de 4 de setembro - a média de mortes foi de 1,48, com 10,1 mortes para cada 100 mil habitantes. Em 21 de agosto, os dados estavam em 1,28, com 5,1 óbitos para cada 100 mil moradores.

Para o secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, no entanto, o cálculo feito pelo estado considera a data do óbito, e não o início de sintomas da doença pelo paciente.

Indicadores da 12ª atualização do Plano São Paulo — Foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo