14/11/2012 - Ribeirão Preto - SP

Festival Nacional de Teatro traz nesta quarta-feira o espetáculo Camille e Rodin

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Internacionalmente consagrados, “Camille e Rodin”, dois grandes escultores franceses, têm sua história encenada na noite desta quarta-feira, dia 14, no palco do Theatro Pedro II, como parte da programação do 3º Festival Nacional de Teatro.

Com direção de Elias Andreato, a trágica história de amor vivida pelos escultores, é interpretada pela atriz Melissa Vettore no papel de Camille Claudell, dona de uma imaginação excepcional e determinada. Ela rompeu laços com sua classe social, com a moral e bons costumes, aceitos em sua época, para se tornar umas das melhores artistas de sua época. No papel de Auguste Rodin, Leopoldo Pacheco revela um gênio já maduro, no auge de sua força criadora, um artista que soube representar, por meio de sua arte, as paixões humanas.

A peça retrata o encontro destes dois artistas franceses de talento, em Paris, no final do século XIX. Aos 19 anos, Camille chega à cidade e se torna discípula de Rodin. Posa para ele, fascina-o com sua beleza e personalidade e, mesmo diante de sua extrema exigência, ele a consulta em tudo que faz. Rodin se abre ao lirismo e à sensualidade por meio de sua paixão por Camille, e penetra na sensualidade que nunca mais irá abandonar sua obra. O diálogo amoroso se torna presente nas obras dos dois; trabalham juntos apaixonadamente. 

O que resultado desta paixão se dá quinze anos depois de um relacionamento censurável, num rompimento definitivo que marca a vida e a obra de ambos para sempre. Camille rompe o romance e mergulha no trabalho, em uma produção vertiginosa de sua obra. Debatendo-se em dificuldades, entrega-se a solidão e a loucura. Por iniciativa de seu irmão, o escritor Paul Claudel, é internado num manicômio aos 49 anos, onde passará os trinta anos seguintes de sua vida e de onde nunca mais sairá.

Serviço:
Data: 14 de novembro
Local: Theatro Pedro II
Horário: Quarta-feira, às 20h
Ingressos gratuitos que deverão ser retirados 1h antes do espetáculo
Classificação: 12 anos