29/5/2012 - Ribeirão Preto - SP

Festival Dança Ribeirão chega a 15ª edição reconhecido nacionalmente

Divulgar a dança brasileira em toda sua beleza e diversidade e promover o desenvolvimento artístico e troca de experiências entre os profissionais do segmento é o objetivo do Festival Nacional Dança Ribeirão, organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura e Fundação Dom Pedro II.   

O evento, que já alcançou reconhecimento nacional, chega a 15ª edição, atingindo a marca recorde, ao receber 761 coreografias inscritas, contemplando diversos segmentos, como balé, dança do ventre, sapateado, dança de rua, danças tradicionais, entre outros.  “Esse número recorde representa a visibilidade que o evento tem alcançado, levando em conta que são grupos de diversas regiões do país, como Paraná, Minas Gerais e Pernambuco”, explica coordenadora do Festival, Denísia Costa. 

Uma Comissão Julgadora composta por renomados profissionais da área da dança, como Eduardo Bunnis e Andrea Sposito, escolheram as 177 coreografias que irão concorrer no Festival, que acontece de 4 a 10 de junho, no Theatro Pedro II. O Festival também faz parte da programação de aniversário da cidade, que no dia 19 de junho completará 156 anos.

Uma novidade importante na edição deste ano é que pela primeira vez as seletivas puderam ser acompanhadas on-line, através do site www.dancaribeirao.com.brAlém das apresentações, diversas atividades paralelas, ligadas ao segmento, serão realizadas, como oficinas, workshops e mesas temáticas, que contarão com a participação de convidados especializados nos temas propostos, buscando troca de vivências, conhecimento e aprimoramento. “Teremos nomes renomados da dança à frente dessas atividades, que vão acontecer nos espaços do Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace e dos Estúdios Kaiser de Cinema”, informa a coordenadora.

Ana Botafogo – Um grande presente do Festival Dança Ribeirão para a cidade é a participação da bailarina Ana Botafogo, primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e que já interpretou os papéis principais das mais importantes obras do repertório da dança clássica, além de ter dançado como artista convidada de importantes Companhias de Balé, como: Saddler’s Wells Royal Ballet (Inglaterra), Ballet Nacional de Cuba (Cuba), Ballet del Opera di Roma (Itália), entre muitas outras. A bailarina irá se apresentar no palco do Theatro Pedro II, na abertura do evento, no dia 4 de junho, às 20h.

“A presença de Ana Botafogo torna o Dança Ribeirão ainda mais especial e bonito, consolidando a sua importância, credibilidade e reconhecimento em todo o país, o que é muito bom para a nossa cidade”, completa Denísia Costa.

Os ingressos para assistir as apresentações custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). A venda dos ingressos já está disponível na bilheteria do Theatro Pedro II, o telefone para informações é o 3977-8111. As oficinas serão pagas e os workshops e as mesas temáticas serão gratuitas.

Mais informações no site: www.dancaribeirao.com.br ou pelo 3636-1206 ramal: 230