18/12/2012 - Ribeirão Preto - SP

Farmácia da Gente supera número de atendimentos em relação ao ano de 2011

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Referência no atendimento, o projeto “Farmácia da Gente”, coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade, registrou durante este ano um número maior de atendimentos em relação ao ano de 2011, quando foram realizados cerca de 30 mil atendimentos. Até o mês de novembro deste ano, mais de 31 mil atendimentos foram feitos.

O projeto atende a população de baixa renda, que não possui condições de adquirir medicamentos não distribuídos pela rede pública de saúde. Além da distribuição, o projeto tem como objetivo orientar pacientes quanto ao uso correto dos medicamentos e riscos da automedicação.

Após passar por seguidas melhorias na logística e adequações do espaço, que garantem mais agilidade e conforto no atendimento ao munícipe, a farmácia tem apresentado positivos resultados, como explica a farmacêutica responsável pelo projeto, Jania Gasparin. “A farmácia passou por ampla reestruturação, além de constantes treinamentos entre funcionários e pesquisas de satisfação realizadas junto aos usuários da farmácia. Tais iniciativas têm garantido o aumento do número e qualidade nos atendimentos”, disse Jania.

O projeto visa a complementação do programa de distribuição gratuita de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde, além de ressaltar a importância do comprometimento do paciente com o seu tratamento. Para receber o medicamento gratuitamente, é necessário a apresentação da receita médica emitida pelo SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência e os documentos pessoais (Carteira de Identidade).

Doação - Os medicamentos são recebidos por meio de doações feitas pela população, médicos, distribuidoras de remédio, representantes de laboratório. Passam por triagem para verificação das condições de uso e depois são disponibilizados à população, como explica Jania Gasparin. “As doações também podem ser feitas pela população, que normalmente possuem medicamentos em casa e não os utilizam mais. Após passarem por triagem, são também disponibilizados à comunidade”, afirma.

As doações podem ser feitas pelo 0800-772.7213 ou diretamente no setor, que funciona na rua Cerqueira César, 383, Centro, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.