31/10/2012 - Ribeirão Preto - SP

Escolas municipais suspendem atividades físicas devido ao excesso de calor

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Moderação no esforço físico, manutenção de ambientes ventilados e tomar bastante água são recomendações aos alunos

Seguindo parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Secretaria da Educação de Ribeirão Preto informa que enquanto perdurar os dias de calor excessivo, as aulas de Educação Física nas unidades escolares da rede municipal serão automaticamente suspensas, evitando a prática de exercícios físicos a partir das 10h. Nesse caso, as atividades físicas serão substituídas por jogos de mesa como, por exemplo, xadrez e dama, e outras atividades de teor pertinente ao conteúdo pedagógico programado.Vale lembrar que todas as escolas municipais de Ensino Fundamental e Médio contam com quadras cobertas.

“Estamos seguindo as orientações da OMS e pedindo aos professores que, enquanto o período de intenso calor persistir, os exercícios físicos sejam evitados e que as aulas sejam desenvolvidas com jogos dentro das salas de aula ou lugares arejados. Pedimos também aos professores que orientem os alunos a beberem muita água e que os ambientes sejam arejados”, explica a secretária da Educação, Débora Vendramini.

Para os CEIs – Nos Centros de Educação Infantil, que atendem crianças de 0 a 3 anos de idade, os cuidados ainda são maiores. “Recomendamos aos educadores oferecer mais água do que de costume para as crianças, excluir atividades ao sol, aumentar a ventilação nos ambientes”, conclui a secretária.