18/10/2018 - Ribeirão Preto - SP

Escola Celso Charuri promove palestra sobre saúde mental e prevenção ao suicídio

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A escola municipal de Ensino Profissional Básico Celso Charuri, localizada no Planalto Verde, realizou nesta quarta-feira, 17 de outubro, a palestra “Promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio no contexto escolar” para sensibilizar os alunos sobre a temática. A atividade foi ministrada pelas palestrantes Camila Corrêa Matias Pereira, Laysa Fernanda Silva Pedrollo e Bruna Marques Chiarello.

A palestra foi mais uma das ações desenvolvidas na rede municipal de ensino em função do movimento Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. A iniciativa partiu do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

“Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. É necessário que à pessoa buscar ajuda e atenção de quem está a sua volta“, explica o site oficial da Campanha.

Com a palestra, a Secretaria da Educação contribui para fornecer suporte aos alunos, uma vez que a educação é caminho eficaz para a prevenção do suicídio entre jovens, em razão do ambiente escolar auxiliar crianças e adolescentes a compreenderem seus estados emocionais e expressá-los de formas construtivas.