3/8/2012 - Ribeirão Preto - SP

Equipe de Enfermagem da Secretaria da Saúde apresenta trabalhos científicos em Congresso

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A equipe de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto apresentou dois trabalhos científicos durante o 8º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar, realizado de 26 a 28 de julho, no Palácio de Convenções do Anhembi e promovido pela Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material de Esterilização.  

Os dois trabalhos foram desenvolvidos com base na reorganização dos serviços desenvolvidos durante a atual administração. O primeiro é intitulado “Organização do Serviço de Lavanderia e Rouparia das Unidades de Saúde de um município do interior paulista: conforto e segurança ao paciente” e, o outro, “Reorganização do Serviço de Esterilização de uma Rede Municipal de Saúde: centralização do processo”.

 “Os dois trabalhos foram bem recebidos e bem avaliados durante este Congresso, que é um dos mais importantes na área de enfermagem”, afirmou a enfermeira Jane Aparecida Cristina, chefe da Divisão de Enfermagem da Secretaria da Saúde.

Jane é uma das autoras dos trabalhos juntamente com as enfermeiras Camila Fernandes Balsero, Karina Fonseca de Souza Leite, coordenadora dos Serviços de Lavanderia e Rouparia; Elisângela Ap. de Almeida Puga, presidente da Comissão de Controle de Infecção; Margarete Marin Corat, chefe da Divisão de Gerenciamento e Apoio, e Heloísa Helena Almeida Batista,  diretora do Departamento Administrativo e Financeiro da Secretaria da Saúde, e Maria de Fátima Paiva Brito, docente  do Centro Universitário Barão de Mauá.

Para nós, da Divisão de Enfermagem, esse reconhecimento é muito importante, pois os dois trabalhos são os únicos implantados em unidades de saúde pública e refletem a qualidade da assistência de enfermagem que é prestada na rede municipal”, explicou Jane. Segundo ela, na rede hospitalar, tanto a Central de Material e Esterilização, como a lavanderia é comum. “Já em unidades de saúde pública não existem outros relatos de trabalhos que possam ser comparados e somos pioneiros na área”, finalizou.