27/3/2018 - Ribeirão Preto - SP

“Driblando a Tuberculose” na UBS Vila Mariana tem grande adesão

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Evento com atividades educativas sobre a doença marca o Dia Mundial da Tuberculose, comemorado dia 24 de março 

As atividades educativas intituladas “Driblando a Tuberculose, promovida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Mariana, nesta segunda-feira, 26 de março, que teve como objetivo informar e orientar a população sobre os sinais e sintomas da doença, contou com a participação de mais de 50 pessoas.

Promovido pela unidade de saúde, em parceria com a Faculdade de Enfermagem do Centro Universitário Barão de Mauá, as atividades envolveram dinâmicas de grupo, orientações sobre a doença, principais sintomas. Foram distribuídos folders explicativos aos participantes.

“Essas atividades sempre acontecem na UBS. A intenção é disseminar cada vez mais o tema, principais informações sobre a tuberculose que ainda faz muitas vítimas na cidade e pelo mundo”, explica a gerente da UBS Vila Mariana, Patrícia Tanaka Niero.

Dia Mundial da Tuberculose

O evento “Driblando a Tuberculose” está atrelado ao Dia Mundial da Tuberculose, que é comemorado no dia 24 de março. A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões e que existe desde a antiguidade. É uma doença curável, desde que o doente faça o tratamento correto. No entanto, apesar de existirem meios de prevenção, diagnóstico e tratamento eficazes, ainda morrem perto de 2 milhões de pessoas por ano no mundo.  Ribeirão Preto registrou uma média de 180 casos notificados/ano com elevado percentual de óbitos.

Sintomas

Quem tem tuberculose no pulmão pode passá-la para outras pessoas pela tosse ou pelo espirro. O sinal mais frequente é a tosse, mas o doente pode apresentar febre, emagrecimento, fraqueza, perda de apetite, suores noturnos, dores no peito e nas costas. Outro fator importante é que a tuberculose é uma doença oportunista, e se manifesta principalmente quando o organismo está mais debilitado, por isso a doença é a principal causa de morte entre as pessoas que vivem com HIV/aids e a terceira causa por doença infecciosa no Brasil.

Portanto, toda pessoa que apresente tosse persistente, que dure mais de três semanas, deve procurar o serviço de saúde e fazer o exame de escarro, para pesquisar a doença. As unidades básicas de saúde, equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) e unidades prisionais da região de Ribeirão Preto intensificarão a busca ativa das pessoas que têm sintomas.

Simpósio sobre tuberculose

Como acontece anualmente, a Secretaria da Saúde por meio do Programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, promoverá ações que visam a sensibilização dos profissionais e da população para o combate à doença.

Para isso, promoverá o Simpósio Regional Biossegurança e Tuberculose em Profissionais de Saúde, no dia 5 de abril, no auditório do Departamento Regional de Saúde, (DRS XIII) para profissionais da saúde e do sistema prisional, rodas de conversa nas unidades de pronto atendimento, bem como intensificação da busca ativa de sintomático respiratório em todas as unidades de saúde. O objetivo é detectar o mais precocemente possível os indivíduos com tuberculose e iniciar o tratamento adequado.