2/7/2012 - Ribeirão Preto - SP

Dr. Móvel participa de busca ativa a pacientes com hanseníase

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Ação será desenvolvida nesta segunda-feira nos assentamentos da Fazenda da Barra. Equipamento também apoiará doação de sangue no Jardim Zara

A equipe do Dr. Móvel, juntamente com a equipe do Programa de Controle da Hanseníase, realiza nesta segunda feira, dia 2, atividades de orientação e busca ativa de casos suspeitos de hanseníase nos assentamentos da Fazenda da Barra. A ação é desenvolvida em parceria com o Centro Nacional de Referência em Hanseníase do Hospital das Clínicas e o Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. “O objetivo desta ação é facilitar o acesso das pessoas que vivem na área e diagnosticar precocemente os doentes”, explica a enfermeira Lis Aparecida de Souza Neves, coordenadora do Programa.

Os sintomas mais comuns da hanseníase são: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, área de pele seca, com falta de suor, queda de pelos ou ausência de sensibilidade; sensação de formigamento na pele, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; diminuição da força dos músculos das mãos e pés, diminuição de sensibilidade ao calor/frio, ao tato e à dor, tornando o portador mais vulnerável aos riscos de acidentes, queimaduras, feridas e infecções. “Todas as pessoas que tiverem sinais ou sintomas da doença podem procurar a unidade para a avaliação médica A doença tem tratamento e cura com medicamentos gratuitos disponibilizados na rede do SUS”, acrescenta ela.

A unidade móvel ficará estacionada próxima ao Bar da Noêmia (na confluência entre os quatro assentamentos), das 8h às 15h.

Outras ações – Na terça-feira, dia 3, a equipe do Dr. Móvel estará atendendo os moradores do Jardim Presidente Dutra II. Das 8h às 12h, ele ficará estacionado na Praça Manoel de Assis, na rua Targênio Osório. Já na quarta-feira, dia 4, o atendimento será, das 8h às 15h30, no Bairro Jamil Cury, em frente ao antigo Centro Comunitário.

Doação de sangue – Outra ação em que o Dr. Móvel participará será no dia 5 de julho, quinta-feira, no Jardim Zara. Lá será feita coleta de sangue para o Hemocentro de Ribeirão Preto, em parceria com o Corpo de Bombeiros. A unidade móvel ficará no bairro, das 8h às 11h. Podem doar sangue pessoas com idade entre 18 e 67 anos, pesando mais de 50k.