14/11/2018 - Ribeirão Preto - SP

Disputas dos Jogos Abertos começam nesta quarta-feira

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Com aproximadamente 270 atletas, Ribeirão Preto volta a disputar os Jogos, considerado o maior evento esportivo da América Latina 

Começa nesta quarta-feira, dia 14 de novembro, as primeiras disputas da 82º edição dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, que se estendem até o dia 24 de novembro, realizados em São Carlos, interior do Estado de São Paulo.

A delegação ribeirão-pretana, composta por cerca de 270 atletas, que irão representar a cidade em 37 modalidades, entre equipes masculinas e femininas, terá toda a atenção necessária para focarem somente nas suas disputas e lutarem pela conquista de medalhas.

Os primeiros atletas começaram a embarcar para a cidade de Ibaté, distante 15 quilômetros de São Carlos e onde a delegação de Ribeirão Preto está instalada, nesta terça-feira, dia 13 de novembro. Os atletas do Boxe foram os primeiros a saírem da Cava do Bosque, seguidos pela Natação Paralímpica, Badminton, Tênis de Mesa e Vôlei de Praia.

Com oito atletas, quatro no masculino e quatro no feminino, a equipe de Badminton defende a cidade nos Jogos Abertos para contribuir com a formação de jovens atletas. “Este é um passo muito importante para que o esporte possa ganhar força em nossa cidade e mais atletas se interessem”, disse o técnico Paulo Sergio Rodrigue Sarge.

O atleta Luís Henrique dos Reis, destaca ser muito emocionante poder participar de um campeonato defendendo Ribeirão Preto. “Espero dar o meu máximo e conseguir uma boa colocação nos Jogos Abertos”, afirmou Luís Henrique dos Reis.

“Realizamos um excelente Jogos Regionais, com a maior delegação de atletas que conquistaram 194 medalhas. Este é o resultado do investimento e reorganização das nossas atividades, desde a base ao alto rendimento. Estamos oferecendo aos nossos atletas a melhor condição para que possam competir e representar muito bem o nosso município”, concluiu o secretário de Esportes de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar.

Jogos Abertos

Considerado o maior evento esportivo da América Latina, já que irá receber mais atletas do que os participantes das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, que contou com 11.400 esportistas de 205 países, os Jogos Abertos foram criados em 1936, tendo como idealizador Horácio “Baby” Barioni, um dos mais antigos cronistas esportivos paulistas, e reuniu seis cidades em Monte Alto, município localizado na Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

Neste formato, Uberlândia sagrou-se campeã da primeira edição, superando Franca, Mirassol, Monte Alto, Olímpia e Piracicaba. O município mineiro sediou a competição no ano seguinte, na única vez em que o evento aconteceu fora do Estado de São Paulo. Em oito décadas, a Competição deixou de ser realizada em uma única ocasião, em 1989.

Os Jogos Abertos surgiram com o nome de Campeonato Aberto do Interior, em 1936, reunindo seis cidades em um torneio de basquete. No ano seguinte, a competição também contou com a prática da natação. A partir de 1938, houve o reforço das provas de atletismo e, com isso, o evento começou a ganhar as suas características atuais, abrindo espaço para a entrada de mais modalidades. Com o passar dos anos, o evento obteve cada vez mais importância, tornando-se uma espécie de olimpíada do interior de São Paulo.

Os Jogos Abertos são conhecidos por revelar atletas de ponta como Hugo Hoyama (tênis de mesa), Fabiana Murer (salto com vara), Edinanci Silva (judô) e André Heller (vôlei).

Até a 81ª edição, somente nove cidades conquistaram o título. A maior campeã é Santos, com 26 títulos, seguida de São Caetano do Sul, com 16 e Santo André, com 12. A cidade que mais vezes conquistou o segundo lugar foi Campinas, com 18 vice-campeonatos. Santos também é a cidade que mais vezes sediou os Jogos Abertos do Interior, com oito edições, seguida de Ribeirão Preto, com cinco.