7/8/2018 - Ribeirão Preto - SP

Dia “D” de vacinação contra sarampo e poliomielite imuniza mais de oito mil crianças

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Mobilização aconteceu no último sábado, 04 de agosto, em 35 postos de saúde da cidade; campanha vai até dia 31 de agosto 

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou os números parciais da campanha de vacinação contra o Sarampo (com a vacina tríplice viral que protege contra a doença, Caxumba e Rubéola - SCR) e Poliomielite. A vacinação aconteceu no último sábado, dia 4 de agosto, para crianças de um ano a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

A data também marcou o Dia “D” de Mobilização Nacional contra as doenças. O segundo Dia “D” da campanha acontece no próximo dia 18. A campanha vai até 31 de agosto.

De acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira, 06 de agosto, foram vacinadas 4.207 crianças contra poliomielite, 812 crianças com um ano de idade, 1.184 com dois anos, 1.270 com três anos e 941 com até quatro anos de idade.

Já com a vacina tríplice viral, foram imunizadas 4.149 crianças na faixa etária prevista na campanha, sendo 771 com um ano de idade, 1.182 com dois anos, 1.260 com três anos e 936 com quatro anos.

A meta da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar 95% do público-alvo, composto por 30.108 crianças.

“Pedimos aos pais e responsáveis que reservem um tempo para levarem seus filhos aos postos de saúde até o fim da campanha, para evitar problemas mais graves no futuro”, alerta a coordenadora do programa de Imunização de Ribeirão Preto, Mayra Fernanda de Oliveira.

Apesar de a vacina contra o sarampo estar disponível na rede pública e a cobertura vacinal na cidade ser muito grande, o secretário da Saúde alerta a população para procurar as salas de vacinação.

“As pessoas entram e saem da cidade e a maior preocupação que devemos ter é levar as crianças para serem vacinadas. Precisamos conscientizar, insistir aos pais que levem seus filhos para se imunizarem e atualizarem suas carteiras de vacinação para mantermos a cobertura vacinal e não corrermos risco”, orienta Sandro Scarpelini.