3/7/2012 - Ribeirão Preto - SP

Cultura comemora aniversário de Ribeirão Preto e da reinauguração do Theatro Pedro II

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Cerca de 200 pessoas prestigiaram, na noite do último sábado, dia 30, a inauguração da sala Zezé Najem no Theatro Pedro II, que abriga a galeria de ex-presidentes da Fundação Dom Pedro II, e a apresentação do selo comemorativo aos 156 anos da cidade de Ribeirão Preto e aos 16 anos de reinauguração do Theatro Pedro II.

A cerimônia, conduzida pelo atual presidente Josué Peixoto, contou com a presença de familiares e amigos de Zezé Najem, diretora artística do Theatro Pedro II (falecida recentemente) e de ex-presidentes da Fundação que geriu o espaço após sua reinauguração. “A solenidade marca duas importantes homenagens: era um sonho da Zezé Najem que os ex-presidentes, que trabalharam para manter e valorizar o Theatro Pedro II, fossem homenageados com esta galeria”, afirmou ele.

Durante a solenidade que contou com a presença do marido e filhos da Zezé Najem, a prefeita Darcy Vera lembrou que ela era apaixonada por Ribeirão Preto e dedicou dois anos de sua vida ao Theatro Pedro II. “Ela costumava dizer que este era o lugar mais bonito de Ribeirão e, com essa inauguração queremos eternizar o amor e a paixão dela por este espaço”, afirmou Darcy Vera.

Em seguida houve a homenagem aos ex-presidentes da Fundação Dom Pedro II, pela ordem cronológica: Antonio Carlos Coutinho Nogueira, representando pelo diretor da EPTV Marcos Frateschi; João Gilberto Sampaio, representando pela filha Ana Paula Sampaio; Luiz Gaetani, Efraim Ribeiro dos Reis, Mariana Aude Jábali, Francisco de Sampaio Pagano e Layr Luchesi Junior.

Além das fotos com as datas durante o período em que os ex-presidentes administraram a Fundação, a Sala Zezé Najem também conta com uma maquete do Theatro, uma tela de Tomie Otake e um par de sapatilhas do bailarino Mikail Baryshnikov.

Selo Comemorativo – Para marcar um momento tão especial, a Fundação D. Pedro II pediu e o artista plástico Valério Dias criou o desenho que está estampado no selo comemorativo aos 156 anos de Ribeirão Preto e 16 anos de reinauguração do Theatro Pedro II.

Realizada na sala dos espelhos, a solenidade contou com a presença de Joseph Varo Valença, diretor regional do Correios São Paulo interior e de Paulo Fernando Vieira, franqueado da agência do Ribeirão Shopping. “A idealização deste selo é uma forma de fixar os acontecimentos mais relevantes de uma cidade ou país”, afirmou. “E a implantação deste selo em especial ficará registrado na história da filatelia brasileira”, completou.

 primeira obliteração do selo foi feito pela prefeita Dárcy Vera e, partir de agora, ele será utilizado em todas as correspondências expedidas pela Prefeitura de Ribeirão Preto e pela Fundação Dom Pedro II. “Quero agradecer aos Correios por materializar esse reconhecimento à cidade de Ribeirão Preto. Esta empresa é uma grande parceira da Prefeitura”.

Ao final da solenidade, os homenageados receberam um quadro com o desenho do selo comemorativo e um livro que conta a história do Theatro Pedro II, desde sua inauguração nos anos, o incêndio nos anos 80, sua reconstrução pela Fundação Roberto Marinho e sua inauguração no dia 19 de junho de 1996.