1/11/2012 - Ribeirão Preto - SP

Controle de Vetores faz prevenção à dengue nos cemitérios da cidade

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Divisão de Controle de Vetores da Secretaria da Saúde tem realizado ações de combate à dengue nos cemitérios de Ribeirão Preto: Saudade e Bom Pastor e no de Bonfim Paulista, visando o feriado de Finados, 2 de novembro. “Durante esta semana, as equipes de agentes de Controle de Vetores estiveram nos cemitérios recolhendo todo tipo de material que possa acumular água e favorecer os criadouros do Aedes Aegypti”, afirmou a chefe da Divisão, Maria Lúcia Biagini.

Na sexta-feira, dia 2, a equipe do Dr. Móvel fará atendimentos aos visitantes do Cemitério da Saudade, das 8h às 12h. “No ano passado, o Dr. Móvel realizou cerca de 200 atendimentos, desde atendimento médico, aferição de pressão arterial e orientações”, explica a enfermeira Ieda Regina dos Santos.

Nos três cemitérios as equipes darão orientações sobre localização dos túmulos e deixarão sacos de lixo espalhados em vários pontos para que os visitantes descartem as embalagens plásticas que revestem os vasos.

Alertamos a todos que comprarem flores para depositar nos túmulos, que retirem o invólucro de plástico porque eles podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue. Aqueles que deixarem os vasos sobre os túmulos devem colocar areia nos pratinhos”, alerta Lúcia Taveira, responsável pelo Programa de Vetores da Dengue e Febre Amarela.

Segundo ela, na próxima semana, os agentes de Controle de Vetores vão retornar aos cemitérios para dar continuidade ao trabalho realizado esta semana e recolher as embalagens que possam acumular água.