8/2/2019 - Ribeirão Preto - SP

Contas do Daerp passam a ter o nome do usuário

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

As primeiras 34 mil contas começarão a ser entregues nesta sexta-feira, 08 de fevereiro 

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte, lançaram na manhã desta quinta-feira, dia 07, em solenidade no Palácio Rio Branco, a nova conta do Daerp. A partir de agora, a conta vem identificada com o nome do proprietário e do usuário do imóvel, caso este seja alugado. A impressão do nome do usuário será gradual. O primeiro lote, a ser entregue na sexta-feira e no sábado, dias 08 e 09 de feveeiro, é um piloto do que será a modificação.

Esta é uma reivindicação antiga da população e a colocação do nome somente foi possível com a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Serviço de Saneamento (GSAN), pelo Daerp, em parceria com a Coderp e Consenso.  A nova conta possui um novo layout e tem, além do nome, o CPF do usuário e o número da matrícula, que substitui o antigo código de identificação.

Durante o lançamento da nova conta, o superintendente do Daerp explicou que a colocação do nome e do documento do usuário na conta é extremamente importante porque vai permitir que a autarquia passe a conhecer o seu usuário e possa cobrar a conta de quem realmente consome. Para o superintendente, a medida é fundamental para melhorar a cobrança e diminuir a inadimplência que está em torno de 19%. “Nós queremos reduzir esta inadimplência para a média brasileira no setor, em torno de 6%. É absurdo uma empresa possuir em torno de 20% de inadimplência”, destacou.

O superintendente fez também balanço dos dois anos de gestão à frente do Daerp, mostrando os investimentos em novas redes, equipamentos e veículos. Ele destacou a importância do projeto de setorização, desenvolvido pelos técnicos da autarquia com o objetivo de modificar o abastecimento na cidade e reduzir as perdas dos atuais 59,2% para 30% até 2021, o que vai exigir investimentos da ordem de R$ 100 milhões. Estes recursos foram solicitados junto ao governo federal e estão em análise na Caixa Econômica Federal.

Ao final, lembrou que a partir do dia 12 de fevereiro entrará em operação o novo call center da autarquia, através do telefone 115, o que deve melhorar o atendimento ao usuário. “Por contrato, os usuários terão de ser atendidos em um prazo máximo de 45 segundos”, destacou.

O vereador Eliseu Rocha, que participou da solenidade representando a presidência da Câmara Municipal e é um dos incentivadores da medida, salientou a importância do registro do nome na conta e do convênio que está sendo discutido entre o Daerp e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para que as imobiliárias já cadastrem direto no sistema o nome dos inquilinos, para que a conta saia no nome dele.

Durante a solenidade, o prefeito Duarte Nogueira recebeu da leiturista Joana Batista de Castro a primeira conta com o nome do usuário. Foi a conta do seu escritório no Jardim Sumaré.

O prefeito destacou a importância desta medida. “A conta e a característica de postar os dados básicos, como o nome e o CPF, parecem uma coisa simples, mas teve o empenho de muita gente para que isto acontecesse”, afirmou. Nogueira salientou, ainda, que isto só foi possível agora porque o software utilizado pela autarquia até o início de janeiro deste ano era da década de 1980. “Passaram-se 40 anos e as modernizações não foram feitas. Nós temos que ter orgulho em dizer que o Daerp saiu das páginas policiais para se tornar uma das mais importantes empresas de saneamento básico do Brasil”, finalizou.

Neste primeiro momento serão distribuídas cerca de 34 mil contas, já com o nome do proprietário do imóvel. Os nomes foram retirados do cadastro do IPTU fornecido pela prefeitura. Ao todo, o Daerp possui cerca de 194 mil ligações de água e a implantação do sistema com o nome será feita gradualmente. A conta também passará a vir aberta.

Estarão recebendo a nova conta a partir desta sexta-feira os moradores das regiões do centro, Jardim Sumaré, Vila Seixas, Jardim Paulista, Castelo Branco, Jardim Iguatemi, Jardim Irajá, Jardim Botânico, Jardim Canadá e City Ribeirão.

Implantação do GSAN

A colocação do nome e CPF do proprietário na conta só está sendo possível neste momento por conta da implantação do GSAN, a partir do dia 11 de janeiro.

O novo software de gestão e relacionamento com o usuário implantado pelo Daerp, por meio da Coderp e empresa Consenso, é uma evolução tecnológica na forma de disponibilizar a informação e realizar o atendimento dentro da autarquia, agilizando os processos internos e de relacionamento com o público.

Ele permitirá a automação digital dos processos, que passarão a tramitar sem a necessidade do documento físico, tornando mais rápida a análise e solução dos processos.