3/12/2018 - Ribeirão Preto - SP

Clima de emoção marca a abertura do projeto Natal Mágico – Paz na Terra

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O clima do Natal chegou à Sorocaba na manhã deste sábado (01) com a praça Cel. Fernando Prestes especialmente decorada para receber as 1.200 crianças de entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS). A cerimônia de abertura da segunda edição do projeto “Natal Mágico – Paz na Terra” contou com o apoio das Secretarias Municipais em conjunto com a Associação Comercial de Sorocaba ACSO, que contribuiu doando a Árvore de Natal fixada no Centro da Praça e iluminação em led de todas as palmeiras e árvores.

A primeira-dama e presidente do FSS, Lilian Crespo, e sua equipe, não mediram esforços para tornar possível a realização de mais uma edição deste projeto e falou, emocionada, sobre a importância deste evento para toda a população sorocabana. “Para essas crianças que estão aqui hoje, essa é a oportunidade da vida delas de participar de uma grande festa como essa e, para mim, é a oportunidade da minha vida de ser uma pessoa cada vez melhor. Deu muito trabalho, mas ver cada rostinho feliz, fez tudo valer a pena!”

O grande diferencial do Natal Mágico de 2018 foi a quantidade e variedade de doces e guloseimas que esteve à disposição das crianças, que puderam se deliciar nas barraquinhas de cachorro-quente, sorvetes, crepe, pipoca, algodão-doce, pastel, churros e refrigerante. Toda a fartura foi fruto de doações de diversos empresários que doaram, além das guloseimas, o ônibus para levar e trazer as crianças de suas casas.

Segundo a coordenadora do Instituto Humberto de Campos, Ana Cristina Vaz, muitas das crianças atendidas pelo Instituto esperaram ansiosamente por essa festa. “Para nós foi maravilhoso! As crianças estavam muito ansiosas pelo dia de hoje e, ao vermos o carinho com que foram recebidas nos encheu de alegria afinal, muitas delas só terão acesso a uma festa como essa no dia de hoje” completa.

O Fundo Social de Sorocaba se destaca na cidade como um facilitador entre a comunidade e as instituições públicas, privadas e terceiro setor, articulando parcerias e tornando realidade ações como a de hoje.

Com a presença de aproximadamente 2.200 pessoas, o convidado especial do dia foi o Papai Noel, que distribuiu presentes para a garotada e passeou pela praça distribuindo acenos, sorrisos e muito carinho.

Atração foi o que não faltou. Na ocasião, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), preparou diversas atividades para as crianças se divertirem, entre elas: pintura facial, bolhas de sabão, escultura de balões e apresentações do palhaço Fusquinha, pernas de pau e banda natalina.

O secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira, enfatizou a preocupação do Governo em promover ações como essa e, fez um convite especial: “Pessoal, venham acompanhar o Natal Mágico que a Prefeitura de Sorocaba promove neste ano, é muito importante a participação de todos. Afinal, fazer o bem para a população é um dever de todos, mas principalmente do poder público, essa grande festa demonstra o trabalho em equipe da prefeitura, através do Fundo Social, com várias entidades que se dispuseram a vir ajudar voluntariamente para fazer uma festa bonita e farta para essas crianças que precisam muito. Natal é vida, Natal é Luz!”.

Quem passar pela Praça Central neste mês de dezembro poderá apreciar uma linda decoração natalina que pôde ser viabilizada através de uma emenda parlamentar. Ela se encontra com a casinha do Papai Noel; duas grandes árvores de Natal – de cinco metros, doada pela Acso, e, de 16 metros do próprio FSS –, o presépio montado na pérgula da praça, palmeiras, letreiros e iglu iluminados.

As ações comemorativas do “Natal Mágico – Paz na Terra” seguem até o dia 22 de dezembro com uma programação repleta de atividades. Todos os dias haverá diferentes apresentações musicais no palco que está montado na praça, e, também, passeios de trenzinho que acontecem de maneira gratuita. O encerramento, como todo ano, acontece com a apresentação da Cantata de Natal.