29/6/2012 - Ribeirão Preto - SP

Ciclofaixa de Ribeirão Preto estimula 'boa convivência' entre automóvel e bicileta

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Organizadores do percurso aderem à campanha do ‘Movimento Conviva’, que incentiva o pensar e agir com cidadania no trânsito

A Ciclofaixa de Lazer de Ribeirão Preto continua promovendo campanhas de educação no trânsito, valorizando a presença da bicicleta no dia a dia do transporte da cidade. Os organizadores aderiram ao ‘Movimento Conviva’, criado em São Paulo, com o intuito de melhorar a relação entre os meios de transportes, principalmente o automóvel e a bicicleta.

“Nós vamos insistir sempre para que haja um maior respeito dos motoristas, nem todos, para com os ciclistas que muitas vezes usam esse meio de transporte para ir e voltar do trabalho. O ‘Movimento Conviva’ tem uma campanha e um slogan muito forte que alerta os condutores para um trânsito mais justo”, destacou Camila Arruda, coordenadora da Ciclofaixa de Lazer de Ribeirão Preto.

O Código de Trânsito Brasileiro (CBT) determina uma prevalência entre os diversos modos de transporte. Trata-se de uma hierarquia com base na fragilidade dos veículos que transitam nas vias, estabelecendo esta ordem: pedestres, bicicletas, motocicletas, automóveis, caminhonetes/vans, ônibus/caminhão e, por fim, carretas.

No ir e vir cotidiano, a cordialidade e a preferência entre os que circulam no trânsito tem que seguir essa ordem. A Ciclofaixa de Lazer, por sua vez, têm esta característica emblemática: privilegia com segurança em corredor segregado, o modo de transporte mais fragilizado no sistema”, explicou Dagoberto Vieira, coordenador do Progett, Programa de Educação para o Trânsito de Ribeirão Preto.

A Ciclofaixa de Lazer de Ribeirão Preto acontece aos domingos das 7h às 13h com um percurso de seis quilômetros entre os parques ‘Luiz Roberto Jábali’ e ‘Luis Carlos Raya’, com bicicletas para aluguel disponíveis para todas as idades.

A realização do percurso é da Prefeitura Municipal e Transerp. A Ciclofaixa de Lazer é patrocinada pelo Banco BMG, tem o co-patrocínio da Socicam e, conta com os apoios da Federação Paulista de Ciclismo e São Francisco Saúde.