5/2/2013 - Ribeirão Preto - SP

Ciclistas de RP são convocados pela seleção Brasileira para o Campeonato Pan-Americano

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Os ciclistas Gideoni Monteiro e Thiago Nardin, que competem pela equipe de ciclismo de Ribeirão Preto (Secretaria Municipal de Esportes – SME/São Francisco Saúde/Powerade), foram convocados pelo técnico da seleção brasileira de pista, Emerson Silva, para a disputa do Campeonato Pan-Americano da modalidade, que será realizado entre os dias 6 e 10 de fevereiro, na cidade do México.

É uma felicidade muito grande representar o meu país. Estou muito contente com a convocação e vou dar o meu melhor para brigar pelas medalhas”, disse Gideoni Monteiro, 23 anos, que é tricampeão Pan-Americano. Ele venceu duas vezes (2008 e 2011) a prova de resistência na categoria sub-23 e conquistou a medalha de ouro na perseguição individual no ano passado.

O ciclista garante estar recuperado do acidente que sofreu em outubro do ano passado, quando foi atropelado por um caminhão durante um treino e fraturou o cotovelo direito. “Tive muita dedicação, determinação neste período de recuperação para chegar bem no Campeonato Pan-Americano. Estou me sentindo muito bem, mas ainda não tenho o mesmo ritmo de competição que tinha no ano passado”, analisou Gideoni, que disputará a prova por pontos, a ‘scrath’, a perseguição por equipes, além da perseguição individual.

Thiago Nardin também disputará quatro provas: perseguição individual, perseguição por equipes, ‘madson’ e por pontos. “Meu treinamento foi visando o Campeonato Pan-Americano. A medalha é consequência, mas posso dizer que estou muito bem e vamos brigar para estar no pódio”, analisou Thiago, que já conquistou três medalhas na competição: prata na ‘madson’ em 2009 e 2012 e, na perseguição por equipes, também em 2012. No ano passado, o atleta ainda foi quarto na perseguição individual e na por pontos.

Quem também comemorou a convocação dos ciclistas foi o coordenador técnico da equipe ribeirão-pretana, Danilo Terra. Desde 2009, a cidade tem sempre pelo menos um atleta convocado para a seleção brasileira da modalidade. “A convocação do Thiago e do Gideoni prova que o nosso trabalho está sendo reconhecido. O projeto é manter essa rotina de atletas convocados para a seleção brasileira e ter pelo menos um ciclista nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, destacou.

A equipe de ciclismo de SME Ribeirão Preto/Botafogo é patrocinada pela Powerade, São Francisco Saúde,  Kuota e conta com os apoios da Passalacqua, Catilike Capacetes e Óculos, Santa Helena Indústria de Alimentos, Resolv, Molyplast, Academia Triathlon e Mousse Cake.

Atletas – Nove atletas vão integrar a equipe de ciclismo brasileira que vai disputar o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Pista Elite entre os dias 6 a 10 de fevereiro na capital do México. A seleção masculina será representada por Flavio Cipriano, Kacio Fonseca, Caio Bouni, Armando Camargo, Robson Dias, Thiago Nardin e Gideoni Monteiro. No feminino a equipe estará com Wellyda dos Santos e Hyriah Salvador.