1/11/2018 - Ribeirão Preto - SP

Cemitérios municipais estão preparados para o Dia de Finados

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

As últimas semanas foram de trabalho intenso nos três cemitérios sob a gestão da administração municipal. Os cemitérios da Saudade, Bom Pastor e de Bonfim Paulista recebem, desde o início de outubro, vários serviços de manutenção e zeladoria como poda de árvores, varrição, pintura interna e externa de muros, reparos em jazigos e capelas. 

 

Segundo o chefe de Divisão dos Cemitérios Municipais, Manoel Carlos Sabino, o cemitério da Saudade passa por um pente-fino, nestas quarta e quinta-feiras, para receber os últimos ajustes internos. “A pintura e reforma de jazigos terminou. Agora trabalharemos internamente para que na sexta-feira, 02 de novembro, os três cemitérios abram ao público das 7h às 18h para as celebrações do Dia de Finados e os visitantes encontrem tudo pronto”, informa. 

 

No último dia 18 de outubro, o Portal de Notícias da Prefeitura de Ribeirão Preto esteve no cemitério da Saudade, que é o mais antigo da cidade, inaugurado em 1893. Lá, os 7,6 mil jazigos respondem por 130 mil registros de falecimentos e ocupam uma área de cem mil metros quadrados.

 

De acordo com Raquel Adriana Francisquine, chefe de seção do cemitério Bom Pastor, são esperadas entre 70 e 80 mil pessoas no dia de Finados. “Aqui nós fizemos a pintura dos jazigos que não são pintados a óleo, todos receberam tinta látex. São aproximadamente 14.830 mil jazigos e 74.641 mil registros de sepultamento”, disse.

Inaugurado em 24 de junho de 1974, o primeiro sepultamento no Bom Pastor ocorreu em 03 de julho do mesmo ano. “Temos ilustres personalidades de Ribeirão Preto sepultadas aqui que recebem homenagens no Dia de Finados pelos munícipes, a exemplo do túmulo do jogador Sócrates”, conta.

O cemitério Bom Pastor, na zona Leste, tem 145 mil metros quadrados de área. No total, são 17 funcionários para o serviço operacional e cinco do setor administrativo.

Para essa data, houve o reforço diário de mais seis funcionários para a limpeza, varrição e pintura. “Fizemos o conserto dos bancos de madeira e pintura deles, replantio de 26 árvores das espécies sibipiruna, manacá da serra e resedá, manutenção dos sanitários, tapa-buraco das principais ruas do cemitério, corte do gramado, coleta de entulhos, retirada diária de um caminhão de resíduos verdes e um grande esforço para colocar as pedras e placas nominativas nos jazigos, além da pintura de guia e pintura das gavetas do ossuário particular”, ressalta.

No Dia de Finados, os três cemitérios municipais disponibilizarão cadeiras de roda às pessoas com deficiência, por meio de uma parceria da prefeitura de Ribeirão Preto com as funerárias.

Mobilização
O Feriado de Finados também contará com o apoio de várias secretarias municipais para dar suporte às famílias que visitam os cemitérios de Ribeirão Preto. “A nossa intenção é dar o respaldo necessário nas diversas áreas de atuação dos órgãos municipais aos munícipes que comparecerem aos cemitérios”, disse Raquel.

A Divisão de Próprios Públicos monta os palanques para celebração de missa campal nos cemitérios da Saudade e de Bonfim Paulista. A GCM faz o monitoramento interno dos cemitérios e a PM o externo. A CLU realiza toda a gestão para instalação das caçambas. “É importante a colaboração do munícipe para descartar as embalagens plásticas, que envolvem os vasos de flores, nos locais reservados para esta finalidade, para evitar qualquer ameaça da dengue”, informa.

A Fiscalização Geral do Município fiscaliza o comércio de ambulante no entorno dos cemitérios. O Daerp apoia com uma unidade móvel de água potável. A Secretaria Municipal da Saúde realiza um protocolo para que as unidades básicas de saúde próximas aos cemitérios deem prioridade no atendimento a este público em especial. A Transerp vai monitorar o trânsito com a orientação e interdição de vias.