21/8/2012 - Ribeirão Preto - SP

Campanha de Atualização de Vacinas levou 36% das crianças aos postos de saúde

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Campanha Nacional de Atualização de Vacinas realizada pela Secretaria da Saúde no sábado, dia 18, levou aos 33 postos de saúde, 13.569 crianças menores de 5 anos, o que representa 34% do público estimado. “Deste total, 1.721 precisaram atualizar a carteira de vacinação”, afirma Larissa Gerin, enfermeira do Programa de Imunização da Divisão de Vigilância Epidemiológica.

A abertura da Campanha de Multivacinação em Ribeirão Preto foi na UBDS da Vila Virgínia e contou com a presença do secretário de Saúde, Stenio Miranda, e técnicos da Secretaria. Duas novas vacinas foram inseridas no calendário vacinal: a Pentavalente e a VIP.

A Pentavalente vai combater cinco tipos de doenças: Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite (Haemophilus B) e Hepatite B. “Estas vacinas já eram oferecidas: difteria, tétano, coqueluche e haemophilus B constituíam a vacina TETRA e agora, juntamente com a Hepatite B, diminuiu o número de injeções”, acrescenta a enfermeira Larissa Gerin. A partir de agora, a Pentavalente substitui as demais e será destinada às crianças de 2, 4 e 6 meses de idade.

Já a VIP (Vacina Injetável contra a Póliomielite), que substitui a tradicional gotinha, é destinada às crianças de 2 e 4 meses. “Com a substituição, a partir deste ano tivemos, em junho, a Campanha da Gotinha (que vai continuar existindo) e em agosto acontece a Campanha para corrigir a cobertura vacinal”, justifica Larissa.

A equipe da Secretaria da Saúde elaborou um Certificado que foi entregue às crianças que estavam com vacinas em dia. “Além disso, aplicamos a segunda dose da vacina contra o vírus Influenza em várias crianças que estavam em atraso”, completou ela.

A Campanha de Atualização prossegue até o dia 24 de agosto, nas salas de vacina da rede municipal, das 8h às 16h.