4/12/2012 - Ribeirão Preto - SP

Caminhada marca comemoração do Dia Internacional e Municipal da Pessoa com Deficiência

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Com o tema “Somos diferentes, com direitos iguais”, aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 3, a caminhada pela Valorização da Pessoa com Deficiência, em comemoração ao Dia Internacional e Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secção de Projetos para Pessoas com Deficiência (SPPD), órgão ligado à Secretaria de Assistência Social e com apoio do Comppid (Conselho Municipal de Promoção e Integração da Pessoa com Deficiência).

Com um percurso que saiu da frente do Palácio do Rio Branco e foi até a Esplanada do Theatro Pedro II, a comemoração teve a participação de 300 pessoas, entre elas o vice-prefeito Marinho Sampaio; a secretária de Assistência Social, Maria Sodré, e a professora Maria Ângela Marchi, representante da secretária da Educação, Débora Vendramini. O evento também teve a participação de entidades assistenciais.

Marinho Sampaio relatou a importância do trabalho com as pessoas com deficiência e também agradeceu aos colaboradores. “Esse dia é especial. Nós temos aqui pessoas que se superam a cada dia. Eu agradeço a todos que ajudam as entidades assistenciais, que trabalham duro para dar o melhor para essas pessoas especiais”, destacou. Ele também fez uma retrospectiva do trabalho do Governo Municipal para a melhoria de vida e maior acessibilidade para os deficientes.

“Eu peço que os familiares permitam que seus deficientes vivam intensamente. Que os levem para uma praça, que os levem para praticar suas atividades, sem proibições”, pediu Maria Sodré, secretária de Assistência Social.

Em suas palavras, Regiane Garcia, coordenadora da SPPD, agradeceu e homenageou Rodrigo Ribeiro, paratleta medalhista ribeirão-pretano e Dejair Gonçalves, grande apoiador dos deficientes físicos em Ribeirão Preto. “Hoje é um dia de comemoração por alcançarmos a igualdade social. Hoje, nossos deficientes trabalham, praticam atividades e são felizes”, finalizou.

Toda a caminhada foi acompanhada pelo grupo Laboratuque, formado por crianças e adultos do núcleo de Assistência Social do bairro Vila Albertina. Na abertura do evento, na Esplanada do Theatro Pedro II, o coral de cegos da Adevirp, entoou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Ribeirão Preto.