16/7/2012 - Ribeirão Preto - SP

Banco de Alimentos cresce em arrecadação e atendimentos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O Banco de Alimentos, órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, destaca um aumento na arrecadação de alimentos e parceiros, e faz um balanço dos serviços realizados. Foram arrecadados 2.957.082,00 kg de hortifrútis de 2009 a 2012, segundo a secretária de Assistência Social, Maria Sodré.

Outro dado relevante foi a arrecadação de alimentos não perecíveis referente a eventos no ano de 2011, que foi de 67.370,99 kg repassados às entidades assistenciais, com a melhoria da qualidade do recebimento destes alimentos evitando, desta maneira, o desperdício.

Além disso, houve maior participação em campanhas assistenciais, bem como, a melhoria da infraestrutura do local. “Realizamos uma reforma geral, com serviços de pintura interna e externa, troca do piso, reforma da cozinha e aquisição de uniformes para todos os funcionários, melhoria na recepção, refeitório, bem como aquisição de novos carros usados para a coleta de alimentos transferidos para outras secretarias”, explica Maria Sodré.

Outro grande avanço do Banco de Alimentos foi a aquisição de uma seladora a vácuo, proporcionando melhor acondicionamento dos alimentos, que são lavados, higienizados, processados e embalados a vácuo, aumentando sensivelmente seu prazo de validade e o Curso de HIAS (Higiene e Alimentação Saudável) para todas as entidades assistidas pelo órgão.

O Banco de Alimentos foi criado há sete anos pela Prefeitura de Ribeirão Preto. Ligado à Secretaria de Assistência Social, ele desempenha papel importante no contexto do município, pois fornece alimentos de qualidade para 142 entidades assistenciais.