4/6/2019 - Ribeirão Preto - SP

Atletas do Mundial de Futsal Down são recepcionados na prefeitura

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Competição segue até o dia 4 de junho, com a final entre Brasil e Argentina, às 16h, no ginásio da Cava do Bosque 

Na manhã desta segunda-feira, dia 3 de junho, a Prefeitura de Ribeirão Preto recebeu os atletas e comissões técnicas das sete seleções que estão disputando o II Campeonato Mundial de Futsal Down 2019, realizado no ginásio do Complexo Esportivo “Elba de Pádua Lima – Tim” – Cava do Bosque.

Participaram da recepção o prefeito Duarte Nogueira, o secretário de Esportes de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar, o presidente da Federação Internacional de Futsal para Síndrome de Down (FIFDS), Alberto Costa,  presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), Adilson Pereira Ramos e o atleta da Seleção Brasileira que representou todos os participantes do Mundial, Érico Eda.

“A primeira coisa é o aprendizado constante que tivemos com a oportunidade de receber todos vocês. A outra é esse carinho impressionante que recebemos de vocês, o abraço, o beijo, o olhar e aquela sensação do contato humano que dificilmente, pelo mundo corrido e pelo dia a dia, às vezes a gente para perceber o quanto é importante. Saber que não adianta apenas viver, a gente tem que conviver e a convivência que tivemos com todos vocês nesses dias nos permitiu dar importância às coisas que merecem e não dar muita bola aquilo que não tem tanta importância, mas às vezes nós trocamos isso, perdendo muito tempo com coisas que não são relevantes e deixando de gastar um bom tempo com o que é devidamente importante”, disse Duarte Nogueira.

Desde o dia 29 de maio, Ribeirão Preto é o centro da atenção mundial. Com sete seleções (Brasil, Itália, Portugal, México, Peru, Chile e Argentina) disputando o II Campeonato Mundial de Futsal Down 2019, a cidade trabalha pela visibilidade da pessoa com deficiência e de suas potencialidades, inclusive na prática esportiva, para mostrar para o Brasil e para o mundo a importância de conscientizar a sociedade sobre os esportes adaptados, a educação física e a diversidade.

Ricardo Aguiar destacou os últimos dois meses de preparação para receber o Mundial de Futsal Down, além da emoção a cada jogo disputado. “Vocês deram uma lição para nós do que é ser companheiro, do que é ser disposto, de se entregar sem medir nenhum esforço. A equipe da Secretaria de Esportes assiste isso diariamente e muita lágrima rolou nesses últimos dias”, explicou.

“Quero dizer que todos fizeram bons jogos e os atletas jogaram muito bem, além de agradecer todos os técnicos que nos ajudaram a fazer bonito. Vamos lá que amanhã é a final e estou muito feliz. A abertura foi muito legal e quero agradecer os meus amigos, de várias equipes, que sempre estão nos ajudando”, disse Érico Eda, atleta da Seleção Brasileira.

O II Campeonato Mundial de Futsal Down 2019 é organizado pela Prefeitura de Ribeirão Preto em conjunto com a Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI). Seu intuito é apresentar o potencial esportivo e educacional da cidade ao oferecer às pessoas com deficiência intelectual uma melhor qualidade de vida, através do esporte.

“Vocês nos deixaram mais felizes e vão deixar para todos os ribeirão-pretanos muitas saudades. Vocês serão sempre muito bem-vindos em nossa cidade, deram lições de tudo para aqueles que foram na Cava do Bosque e tenho certeza que iremos nos ver novamente no próximo Campeonato Mundial. Voltem para suas casas com a certeza de que vocês deixaram um pedacinho do carinho, do amor e das lições que nos mostraram”, concluiu o prefeito Duarte Nogueira.

Final

O Brasil joga a final contra o time da Argentina. O jogo será nesta terça-feira, dia 4 de junho, às 19h, no ginásio da Cava do Bosque, com entrada gratuita, limitada à capacidade máxima do ginásio.

Sobre o Mundial

Com o sucesso da I Copa Brasil de Futsal Down, realizada em Ribeirão Preto entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2017, no ginásio da Cava do Bosque, a parceria entre as Secretarias de Educação, Cultura e Esportes se repete na realização do II Campeonato Mundial de Futsal Down, tornando Ribeirão Preto o centro da atenção mundial entre os dias 29 de maio e 4 de junho.

Com o intuito de ser uma cidade acolhedora, Ribeirão recebe as seleções da Itália, Portugal, México, Peru, Chile, Argentina e Brasil. O intuito é mostrar para o Brasil e para o mundo a importância de conscientizar a sociedade sobre os esportes adaptados, a educação física inclusiva e a diversidade.