3/8/2012 - Ribeirão Preto - SP

Atividades na Praça XV marcam comemorações da Semana Mundial da Amamentação

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Núcleo de Aleitamento Materno, está desenvolvendo durante esta semana diversas atividades comemorativas à Semana Mundial de Amamentação. Nesta sexta-feira, dia 3, o evento se concentra na Praça XV de Novembro, na área central, das 8h30 às 12h. “Teremos a apresentação de peça teatral, distribuição de material educativo e orientações”, afirma a enfermeira Márcia Cristina Guerreiro dos Reis, coordenadora do Programa.

Além disso, até o próximo dia 8 de agosto estará sendo realizada “Capacitação de profissionais da saúde da DRS (Divisão Regional de Saúde) XIII sobre Aleitamento Materno”, das 8h às 10h, na Mater.

Oficinas - Nesta quinta-feira, dia 2, os cinco Núcleos de Saúde da Família, ligados à UBDS Cuiabá, realizaram um evento na praça em frente ao Núcleo de Saúde da Família 5, localizada na rua Martim Afonso de Souza, 858, no Alto do Ipiranga.  Foram montadas barracas na praça e houve oficinas sobre Segurança Alimentar, a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e preparação de papinhas para crianças que estão iniciando os alimentos sólidos. 

Fotografias - Já no PAM, da rua Amador Bueno, a enfermeira Elizabeth Hatsuno Yoshynaga montou um varal  de fotografias com as fotos produzidas pela fisioterapeuta Roberta Zucolotto. “Também fizemos reunião com o Grupo de Estimulação Precoce com o jogo de mitos e verdades sobre amamentação, distribuição de prêmios doados por profissionais da Unidade e brinquedos construídos com material reciclado”, afirmou a gerente Edila Retamal.

Caminhada - Para o domingo, dia 5, estão previstas atividades no Parque Curupira, das 9h às 11h, próximo à praça da alimentação. “Vamos fazer uma caminhada pelo parque, teremos apresentação de músicas e peça teatral sobre amamentação e vamos distribuir materiais educativos. Convidamos as mães que estão amamentando e familiares para participarem desta festa”, completou a enfermeira Márcia Guerreiro.

Organizadores e apoiadores - A ação é uma realização da Secretaria Municipal da Saúde, por intermédio dos Programas Alimentação e Nutrição, Aleitamento Materno, Saúde da Criança, Saúde da Mulher e Unidades de Saúde, Secretaria Municipal da Educação, Centro Universitário Barão de Mauá, UNAERP - Universidade de Rib. Preto, USP- Curso de Nutrição, Hospitais e Maternidades: Mater, Santa Casa, Hospital das Clínicas, Sinhá Junqueira, Electro Bonini, Banco de Leite do Hospital das Clínicas, DRS (Diretoria Regional de Saúde)XIII – Ribeirão Preto e Conselho Regional de Fonoaudiologia. Apoiam o evento o FAN- Fundo Alimentação e Nutrição, Programa Municipal  DST/Aids,  Henn’s Baby,  Nalma- Núcleo de Aleitamento Materno da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Unimed- Ribeirão Preto, Sistema de Saúde São Francisco.