8/1/2013 - Ribeirão Preto - SP

Arrastão no Maria Casagrande recolheu 7 toneladas de materiais inservíveis

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Cerca de 80 pessoas, entre agentes de controle de vetores, comunitários de saúde, motoristas, coordenadores e supervisores, participaram do arrastão contra a dengue realizado pela Divisão de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde no último sábado, dia 5, no bairro Maria Casagrande.

Durante esta ação foram recolhidas cerca de 7 toneladas de materiais inservíveis e que podem se tornar se tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela. “Esta é uma ação preventiva. Optamos pelo arrastão neste momento porque o período das chuvas está aí, o que proporciona um aumento de recipientes que podem acumular água e se tornar criadouros do Aedes aegypti”, afirma a enfermeira Maria Luiza da Silveira Santa Maria, diretora da Divisão de Vigilância em Saúde e Planejamento.

Durante o arrastão foram visitados 2.356 imóveis, dos quais 915 estavam fechados. “Foram encontrados 93 focos do mosquito, sendo que 55 foram positivos para o Aedes Aegypti. É um índice significativo”, afirmou Maria Lúcia Biagini, responsável pela Divisão de Controle de Vetores.

O arrastão foi a segunda etapa de uma vistoria realizada casa a casa no bairro Maria Casagrande, no período de 17 a 20 de dezembro. “Na ocasião visitamos 3.094 imóveis, sendo que 2.568 foram vistoriados. Encontramos 249 focos, em 161 imóveis. Diante do histórico epidemiológico do bairro, houve a necessidade de se realizar recolhimento de criadouros, diminuindo dessa maneira a incidência do mosquito transmissor da dengue”, explica o coordenador de campo, Tairone Power Gonçalves.

Também foram recolhidos 149 pneus e toda ação contou com o apoio das empresas Leão Ambiental, Multipneus, Zulmira Sucatas, Casas Bahia, Spell e Ambiente, que disponibilizaram os caminhões para o recolhimento dos recipientes. “Faço aqui um agradecimento especial a todos os que trabalharam e às empresas que colaboraram para o sucesso desta ação”, afirmou Maria Luiza da Silveira Santa Maria.