21/2/2013 - Ribeirão Preto - SP

Após solicitação do vereador Giló, Prefeitura e FCA fazem acordo para limpeza de ramal férreo

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto

Atendendo pedido do vereador Giló, a Prefeitura de Ribeirão Preto e a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) acertaram na tarde de segunda-feira, dia 18, um acordo para limpeza e manutenção do trecho férreo que pertence à empresa e que corta a cidade, principalmente no bairro do Ipiranga. O engenheiro Claudio Lemos e o fiscal da FCA, Alex dos Santos, foram recebidos pelo secretário de Governo, Jamil Albuquerque,

Na oportunidade, ficou acertado que a FCA enviará uma equipe, a partir desta quarta-feira, dia 20, para fazer a limpeza e manutenção do trecho, já que alguns pontos estão sendo utilizados como descarte de lixo por moradores. Esses trechos serão fechados pela empresa, que ainda demarcará alguns “bolsões” para que a população possa deixar o material reutilizável, como plástico, vidro, papel e papelão.

Segundo o secretário de Governo, "a proposta da FCA é trabalhar com a conscientização dos moradores para que deixem de jogar lixo na extensão da ferrovia”. Para ele, esse trecho desativado da ferrovia é um sério problema e precisa de uma atenção especial. “Nosso objetivo é evitar que moradores daquelas imediações corram riscos de contrair doenças graves, sem contar que estaremos minimizando a possibilidade de entupimento de bueiros e bocas de lobo, reduzindo assim problemas com  alagamentos”.

Segundo o vereador Giló, essa é mais uma conquista para a comunidade do Ipiranga, já que a limpeza da área é fundamental para o bairro e principalmente, a implantação de bolsões para o descarte de resíduos sólidos. "Tenho uma grande preocupação com a conservação da área. Infelizmente o entorno da linha férrea era usado como um grande lixão. Acredito que agora os bolsões irão beneficiar e muito o bairro, e claro que contamos com o apoio e colaboração da população.

Os representantes da FCA pedem a colaboração da população para denunciar quem jogar entulho ou lixo nas áreas da ferrovia ligando para a Polícia Militar, 190, para a Guarda Municipal, 199, ou para o “Alô Ferrovias”, 0800.285.7000.